Futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É necessário fôlego e disposição para encarar dois tempos de 45 minutos com apenas 15 de intervalo entre eles. No jogo, faz parte correr para cá, para lá, tropeçar, cair, cabecear, suster os trancos e ganhar de presente algumas manchas roxas por partida. “O futebol une ginga, drible, criatividade, raça e superação. É um esporte que exige demais da atleta. Em uma partida de alto rendimento, elespercorrem de 8 a 10 quilômetros”, diz Kleiton Lima, técnico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. O futebol esculpe o corpo, enrijece os músculos e fortalece o condicionamento. “Pernas, panturrilhas, a musculatura do bumbum e posterior da coxa são as partes do corpo mais exigidas e desenvolvidas”, garante Arnaldo José Hernandez, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e doEsporte. “Esse tipo de atividade física envolve um trabalho de força muscular e alongamento. Requer agilidade, resistência, reflexo e coordenação motora, melhorando também a capacidade de raciocínio.” Aline Pellegrino, 27 anos, é capitã da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. 
As capacidades físicas que exercem influência no futebol são: força muscular, velocidade, potência, resistência(aeróbia e anaeróbia) e flexibilidade (Harre, 1989 e Weineck, 1999). No futebol, um bom rendimento em todas as capacidades físicas é mais importante que o desempenho excepcional em somente uma delas.
Programa de preparação física
Os jogadores de futebol já se habituaram com o período de preparação física que chamamos de pré-temporada, feita após um período de férias (um ou dois meses), que cobrirá acondição técnica, tática e um condicionamento físico necessário para a competição. Acredita-se que o tempo necessário para uma boa preparação é em torno de 8 semana (Weineck, 2000). O treinador tem então, de quatro a oito semanas de pré-temporada para aprontar seus jogadores. Por isso, a escolha do tipo de treino é de essencial importância. Ele deve planejar o número de sessões, o volume, aintensidade e a capacidade de cada atleta, colocando no papel seus objetivos para a próxima temporada.
Quanto ao propósito da preparação, o intervalo de férias é importante. Estas variam entre 4 e 10 semanas nas temporadas e dão ao jogador a oportunidade de descansar, ficar mais tempo com a família, recuperar-se do desgaste físico e de pequenas lesões etc. Nesse período, a condição física diminui, porisso é importante um bom planejamento para o recondicionamento na pré-temporada que deverá ser feito de forma gradativa.
Na prática do jogo, em grande parte, os movimentos são acíclicos, utilizando as fibras de contração rápida. Já nas corridas longas, feitas nas férias, o movimento é cíclico, utilizando-se na maior parte as fibras de contração lenta. Portanto, é apropriado que nas férias osjogadores pratiquem esportes como tênis, squash, futevôlei e vôlei de areia, que são atividades caracterizadas por movimentos acíclicos. Na teoria de condicionamento, do geral para o específico denota que o trabalho de condicionamento deve se iniciar de forma geral e, gradualmente, tornar-se mais próxima da realidade do esporte em questão. A base física deve ser estabelecida antes daintrodução dos aspectos específicos. No futebol, isto diz que o treinamento deve se iniciar com aspectos gerais relacionados ao condicionamento para jogo e seguir depois para o condicionamento específico.
A visão contemporânea de condicionamento para o futebol é aquela que dá evidência na fase de preparação ao desenvolvimento da resistência aeróbia geral, força geral e velocidade. Subsequentemente, há ouso de movimentos e habilidades específicas do futebol. Durante a fase geral as características do esporte devem ser introduzidas de gradual e, a partir do condicionamento da resistência aeróbia e anaeróbia de forma acíclica.
A habilidade específica de força deve ser primariamente desenvolvida a partir da explosão e as habilidades de velocidade a partir de distâncias entre cinco e 30...
tracking img