Futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I- INTRODUÇÃO

Os insetos  compreendem o mais numeroso grupo de animais. Existem mais de 750.000 mil espécies descritas. Encontra-se nesta classe uma grande irradiação adaptativa, o queproporcionou a estes animais o sucesso de sobrevivência.Possuem uma importância econômica e ecológica muito grande, muitas flores dependem dos insetos polinizadores para sua reprodução, muitos insetos sãovetores de doenças e pragas na agricultura, etc.
Estrutura corporal
O corpo dos insetos é dividido em cabeça, tórax e abdome. Possuem 3 pares de pernas, um ou dois pares de asas, um par de antenas e umpar de olhos compostos. São hipognatos (peças bucais dirigidas para baixo), algumas espécies predadoras possuem as peças dirigidas para frente, e os hemípteros e homópteros (sugadores) possuem as peçasvoltadas para trás.O tórax é dividido em protórax, mesotórax e metatórax. Cada segmento possui um par de pernas.
Voo
Muitos insetos possuem asas e esta é uma característica marcante e muitoimportante na adaptação destes animais. Algumas espécies possuem asas em apenas curtos períodos do clico de vida. As asas são dobras do tegumento e compostas de duas camadas de cutícula. As nervuras formamum suporte esquelético para a asa. Cada inseto possui uma asa adaptada ao tipo de voo. As asas têm caráter sistemático nos insetos.Elas movimentam-se para cima e para baixo, para frente e para trás,para que possam voar. Estes movimentos acontecem graças ã contração de uma série de músculos, existindo um impulso nervoso para cada contração muscular.
A velocidade do batimento da asa também variaconforme a espécie, a modalidade de voo e do fluxo de ar.
Digestão
As dietas são muito variadas e os insetos possuem um aparelho bucal para cada tipo: sugador, picador, mastigador e lambedor.A maioriados insetos possui glândulas salivares labiais. Em algumas mariposas, abelhas e vespas estas glândulas secretam o material de seda para a confecção da pupa.A maioria possui cecos gástricos, que...
tracking img