Futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Regra 1: Campo de jogo
O campo de jogo é retangular e seu comprimento lateral, deve ser maior que o comprimento da linha de fundo. O terreno deve ser marcado por linhas. Estas linhas fazem parte integrante das áreas que delimitam o campo. As duas linhas de marcação mais compridas são as linhas laterais. As duas mais curtas chamam-se linhas de fundo. O terreno de jogo será dividido em dois meioscampos por uma linha de meio campo que unirá os pontos médios das linhas laterais. Ao meio desta linha está um ponto que define o centro do campo.

São traçadas duas linhas perpendiculares à linha de baliza, a 16,5m do interior da cada poste da baliza. Essas duas linhas prolongam-se para dentro do terreno de jogo numa distancia de 16.5m e são unidas por uma linha paralela a linha da baliza. Aárea delimitada por estas linhas é a área de grande penalidade. Em cada área de grande penalidade, será marcado, uma marca a 11 metros de distância do ponto médio entre os postes. No exterior de cada área de grande penalidade traça-se, um semicírculo de raio 9,15 metros.

As balizas estão ao centro de cada linha de fundo. A distância entre as traves é de 7,32 metros e a distância do solo aotravessão é de 2,44 metros. As traves e o travessão são da mesma espessura, com o máximo de 12 centímetros. E deverão ser de material aprovado. Principalmente não constituir perigo para os jogadores. As linhas de fundo terão as mesmas dimensões do poste e travessão. As redes das balizas devem estar fixadas e não deve haver qualquer tipo de buraco, além dos buracos normais das redes, desde que estejampresas de forma conveniente e não atrapalhem o goleiro.
A bandeira da linha de fundo deve ter no máximo 1,50 cm de altura e não pode ser pontiaguda.

Regra 2: Bola

Bola de jogo deve:Ser esférica; Ser de couro ou outro material adequado; Com uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm; Com peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g, no começo da partida;Com pressãoequivalente a 0,6 – 1,1 atmosfera (600 – 1100 g/cm²) ao nível do mar.
Substituição da bola: Se a bola rebentar ou se deformar no decorrer do jogo, deverá-se interromper o jogo, e só recomeça, com uma bola com as condições adequadas, por um lançamento ao solo no local em que se encontrava a primeira bola no momento em que se deteriorou, a não ser que o jogo tivesse sido interrompido dentro dagrande área, sendo neste caso o lançamento de bola ao solo feito sobre a grande área e paralela à linha de fundo, no ponto mais próximo do local em que a bola original se encontrava quando o jogo foi interrompido. Se a bola furar ou se deformar quando não está em jogo antes da execução de inicio de jogo, tiro de meta, escanteio, tiro livre, penalti ou lançamento da linha lateral, o jogo começa emconformidade. A bola não pode ser substituída durante o jogo sem a autorização do árbitro.

Regra 3: O número de jogadores

A partida será jogada por duas equipes formadas por no máximo 11 jogadores e no mínimo 7. A partida não pode ser iniciada se um dos times estiver com menos de sete jogadores, dos quais um será o goleiro
Em competições oficiais organizadas pela FIFA, o máximo desubstituições num jogo é de três jogadores, exceto o goleiro. O regulamento da competição deve precisar o número de suplentes - entre três no mínimo e sete no máximo - que é possível designarem nessa qualidade. Em jogos amiostosos pode utilizar-se um máximo de seis suplentes. Nos restantes jogos é possível utilizar um maior numero de reservas desde que haja um acordo prévio entre as equipes envolvidas, quantoao número máximo de substituições e o árbitro seja informado antes do início do jogo. Caso contrário, não são permitidas mais de seis substituições.
A substituição de jogadores só ocorre com a autorização do árbitro, e deve ocorrer fora do terreno de jogo, junto à linha do meio campo. O jogador substituto só pode entrar em campo, quando o substituído já tiver saído. Se a substituição ocorrer...
tracking img