Futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Podemos perceber a partir do levantamento bibliográfico que apesar do futebol ter repercussão mundial e constituir-se como um fenômeno cultural socialmente inquestionável, difundido em toda sociedade brasileira como símbolo de nacionalidade, ainda são poucos os achados na literatura abordando esse tema como conteúdo da Educação Física Escolar. Este foi um dos motivos que noslevou a construir este artigo abordando esta temática, cujo objetivo foi analisar a percepção dos estudantes de Educação Física do V Semestre da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-campi de Jequié a respeito do ensino do futebol na escola. Para tanto, foram investigados dezoito estudantes que cursaram a disciplina Metodologia do Futebol.

A Educação Física Escolar como disciplina deveráapresentar-se como uma atividade continua, articulada, consciente, comprometida com o aluno e com os fundamentos educacionais, onde o professor se posicione como indivíduos hábeis intelectualmente, capazes de compreender, analisar e criticar os fenômenos que norteiam a sua prática e a sua realidade objetivando através do desempenho de suas atividades o desenvolvimento, e a formação integral dosseus alunos, onde corpo e mente seja visto como uma unidade, pois, o homem não é só corpo e muito menos só intelecto, ele deve ser considerado como um todo, perfeito e abrangente, que pensa, sente e executa. Segundo Melo (2007), a Educação Física é uma disciplina que possibilita, talvez mais do que as outras, espaços onde se pode dar início a mudanças significativas na maneira de se implementar oprocesso de ensino/aprendizagem, tendo em vista as diversas situações em que os dados do cotidiano associados à cultura de movimentos podem ser utilizados como objetos para reflexão. Atualmente é possível perceber que ainda falta muito a ser feito na direção de alguma mudança na maneira de educar para a vida. Ainda predominam o tecnicismo e o fazer por fazer.

O ensino corresponde as variadasmudanças que acontece no decorrer dessas atividades e que segundo Netto (1987) "requer planejamento, instrução, mediação do progresso individual na aprendizagem e avaliação geral". Ele acrescenta dizendo que o ato de ensinar corresponde à promoção da aprendizagem nos alunos, fazendo-se necessário que o professor tenha uma ação, uma postura consciente e condizente com a sua área de trabalho e quetenha domínio metodológico sobre os recursos adequados que se encontram disponíveis. Além da extrema necessidade deste, reconhecer a aprendizagem em sua totalidade, com suas deficiências e potencialidades e a maneira como esta ocorre dentro do aprendiz, visto que a aprendizagem poderá ser significativa ou não a depender da maneira pela qual o indivíduo aprende. Em consequência disso algunsestudiosos do processo de ensino e aprendizagem têm demonstrado atualmente uma grande preocupação com as necessidades de determinações claras e precisas dos objetivos educacionais.

Segundo Basei (2007), as práticas pedagógicas da Educação Física na escola vem se constituindo para professores e pesquisadores da área num amplo campo de estudos e reflexões, tanto no que se refere à metodologia dasaulas, avaliação do processo ensino-aprendizagem e organização dos conteúdos, quanto na homogeneização das práticas pedagógicas em torno do conteúdo esporte. Assim, as manifestações da cultura de movimento e o objetivo da Educação Física de tratar pedagogicamente dessas manifestações estão cada vez mais, sendo subsumidas pela hegemonia do esporte. E o futebol é o maior representante dessa hegemonia,uma vez que é amplamente praticado no contexto escolar, mas os sentidos atribuídos a sua prática estão restritos a racionalidade instrumental, limitando significativamente o seu valor pedagógico e, portanto, as possibilidades de contribuir com a formação dos sujeitos.

O futebol é um dos esportes mais difundidos mundialmente. No Brasil, é considerado uma paixão nacional, constituído...
tracking img