Futebol na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Chuva é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação de água sobre a superfície da Terra. A chuva forma-se nas nuvens. Nem todas as chuvas atingem o solo, entretanto: algumas se evaporam enquanto estão ainda a cair, num fenômeno que recebe o nome de virga e acontece principalmente em períodos e locais de ar seco.
Chuvas frontais são causadas pelo encontro de uma massa fria com outroquente (e húmida), típicas das latitudes médias, como as de Inverno no Brasil Meridional.
Chuvas de convecção são provocadas pela intensa evapo-transpiração de superfícies húmidas e aquecidas (como florestas, cidades e oceanos tropicais). O ar ascende em parcelas de ar que arrefecem de forma praticamente adiabaticamente (sem trocar calor com o meio exterior) durante a sua ascensão. A precipitaçãoconvectiva é comum no Verão brasileiro, na Floresta Amazônica e no Centro Oeste. Sobre a Região Metropolitana de São Paulo também ocorrem tempestades convectivas associadas à entrada de brisa marítima ao final da tarde com graves conseqüências sobre as centenas de áreas de risco ambiental. Estas chuvas também são conhecidas popularmente como pancadas de chuva, aguaceiros ou torós.
Chuvasorográficas ocorrem quando os ventos húmidos se elevam e arrefecem pelo encontro de uma barreira montanhosa, como é normal nas encostas voltadas para o mar. São comuns nos litorais, paranaense (Paraná) e catarinense (Santa Catarina). Esse tipo de precipitação pode estar associado à presença do efeito Föhn, que condiciona a existência de áreas mais secas a sotavento dessas barreiras. Efeito Föhn ou Sombrade Chuva (Rainshaddow effect), também conhecido por Chinook, consiste numa área normalmente cercada por montanhas que apresenta índices de precipitação bastante inferiores à da área em sua volta.

Hidrografia é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta.
O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra, abrange, portanto oceanos, mares, geleiras, água dosubsolo, lagos, água da atmosfera e rios. A maior parte da água está concentrada em oceanos e mares

Principais Rios Brasileiros:
BACIA AMAZÔNICA:
Rio Acará Rio Mamoré Rio Acre Rio Amazonas Rio Negro Capim Rio Solimões Rio Envira Rio Tapajós Rio Teles Pires Rio Madeira Rio Xingu

A culinária brasileira é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos. A refeição básica dobrasileiro consiste em arroz, feijão e carne. O prato típico do país é a feijoada. Os hábitos alimentares variam de região para região. No Nordeste há grande influência africana na culinária, com destaque para o acarajé, vatapá e molho de pimenta. No Norte há a influência indígena, no uso da mandioca e de peixes. No Sudeste há pratos diversos como o feijão tropeiro e angu, em Minas Gerais, e a pizzaem São Paulo. No Sul do país há forte influência da culinária italiana, em pratos como a polenta, e também da culinária alemã. O churrasco é típico do Rio Grande do Sul.

Flocore
Emília é uma das personagens principais da obra infantil de Monteiro Lobato, na série relacionada ao Sítio do Picapau Amarelo. Emília, na trama criada por Lobato, foi feita por Tia Nastácia para a menina Narizinho.Nasce muda e é curada pelo doutor Caramujo, que lhe receitou uma "pílula falante"
Dona Benta é uma personagem da obra de Monteiro Lobato. Seu nome completo é D. Benta Encerrabodes de Oliveira. É uma mulher idosa que possui dois netos a Narizinho e o Pedrinho. Dona do Sítio do Pica-Pau Amarelo ela se diverte muito com os conflitos das tramas.
O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro eoriginou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil. O saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca. Inicialmente, o saci era retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico. Com a influência da mitologia africana, o saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso,...
tracking img