Futebol de cego

Páginas: 4 (891 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2012
Qualidade de Vida
Ensino Fundamental I
Reabilitação e Inclusão do Deficiente Visual

Principal Objetivo
O objetivo é ampliar e orientar o futebol na reabilitação do cego e sua inclusão nasociedade através do desporto.
Na sociedade moderna em que vivemos, onde recebemos estímulos visuais a todo instante, a pessoa com deficiência visual além de encontrar-se em desvantagem, ainda sofrecom muitas dificuldades nos seus aspectos motor, social e emocional. A inclusão social é o principal papel e fundamental na reabilitação do cego. Não é porque o sujeito é cego que está fadado a nãoter sucesso na vida. Através da prática do esporte, o deficiente visual sente que pode se dedicar, ser bom e ter sucesso na vida e ver seus sentidos e valências melhorados, tanto quanto quem enxerga.O esporte é igual para todos e assim torna-se ferramenta indispensável para que a sociedade perceba o potencial do deficiente. Como trabalhar com materiais alternativos e locais impróprios.Capacitar os profissionais de educação física a trabalhar com futebol de 5 nas escolas clubes aonde for possível trazendo atividades e informações sobre a modalidade.
Deficientes visuais
No entanto,convém, em primeiro lugar, compreender o significado de deficiência visual ou de cegueira. O termo deficiente poderia induzir à idéia de que se trata de uma pessoa não eficiente, cujas capacidades sãolimitadas. Isso não é verdade: a convivência com essas pessoas, que apresentam características diferentes de grande parcela da população, rompe com esse tipo de preconceito ao mostrar que são pessoastão ou mais inteligentes do que as outras e tão ou mais esforçadas do que as outras.
Equipe
Cada time é formado por cinco jogadores: um goleiro, que tem visão total e quatro na linha, totalmentecegos e que usam uma venda nos olhos para deixá-los todos em iguais condições, já que alguns atletas possuem um resíduo visual (vulto) que dão, nesta modalidade, alguma vantagem a estes.
Bola
A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Futebol para cegos
  • E se eu fosse cego
  • Cego
  • Entre cegos que vêem ou entre cegos curados?
  • cego de jerico
  • Teste Cego
  • Aula de natação para cegos e não cegos
  • cego Bartimeu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!