Futebol argentina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
História
A Argentina é uma das seleções de futebol mais bem sucedidas do mundo, vencedora da Copa do Mundo de 1978 e da Copa do Mundo de 1986, catorze Copa América, a Copa das Confederações de 1992 e as duas medalhas de ouro, a primeira nas Jogos Olímpicos de 2004 e nas Jogos Olímpicos de 2008. Somando todos seus títulos oficiais organizados pela CONMEBOL e pela FIFA, a Seleção Argentina é aSeleção de futebol que mais logros tém no mundo inteiro.
A Argentina é uma das únicas seleções do mundo a conquistar a quádruple coroa, a Argentina ganhou a Copa do Mundo, a Copa das Confederações, a Copa América, medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos. A outra seleção ao conseguir tal feito é a França, vencedora da Copa do Mundo, da Copa das Confederações, da Eurocopa e ganhador de uma medalha deouro nos Jogos Olímpicos.
Futebol masculino
Copa do Mundo
A Argentina disputou quatro finais de Copa do Mundo, ficando com o vice-campeonato em 1930, quando perderam por 4 a 2, para o Uruguai. Os argentinos viriam a ganhar a final em sua segunda tentativa, em 1978, batendo os Países Baixos por 3 a 1. Esta edição da Copa do Mundo ainda é envolta em polêmica pelo fato de alguns considerarem quehouve um arranjo para a seleção anfitriã. Na última rodada da segunda fase, a seleção brasileira havia derrotado a polonesa por 3 a 1 (em Mendoza) e dependia do resultado do jogo entre os anfitriões e a seleção peruana (em Rosário), iniciado cerca de 40 minutos depois do final do embate entre a Canarinho e os poloneses. Na partida em Rosário, a Argentina tinha que vencer por uma diferença de quatrogols para se classificar, e acabou vencendo por 6 a 0. Um fato curioso e sempre lembrado é o de que o goleiro titular da seleção peruana, que tomou os seis gols na contestada derrota, era argentino e defendia o Peru desde 1977, quando se naturalizou peruano. A seleção argentina também ganhou em 1986, numa campanha com vitórias sobre tradicionais seleções como o Uruguai (oitavas-de-final), aInglaterra (quartas-de-final) e a Alemanha Ocidental (final). A última final da qual tomou parte a Argentina foi em 1990, quando perdeu por 1 a 0 para a Alemanha Ocidental.
Copa América
Junto com a seleção do Uruguai, a Argentina é a seleção que mais ganhou Copas América na história, vencendo-a por catorze vezes, além dos campeonatos Sul-Americanos 'extras' em 1941, 1945 e 1946.

Jogos Olímpicos
Nacampanha da Argentina no torneio olímpico de futebol dos Jogos Olímpicos de Atenas, disputadas no ano 2004, a Argentina ganhou sua primeira medalha dourada de sua historia: venceram todos os jogos, tiveram o melhor ataque da competição e não tomaram um gol sequer. Além da medalha de ouro, ainda tiveram o artilheiro do campeonato, Carlitos Tévez, com nove gols.
Nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, aSeleção albiceleste voltou a conquistar a medalha de ouro sem sequer perder um jogo. Nas quartas de final bateu a Holanda 2 a 1, nas semifinais ganhou de um de seus clássicos rivais, a Brasil, por 3 a 0 e na final derrotou a Nigeria 1 a 0.
A seleção argentina ainda tem duas medalhas de prata obtidas nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928 e nos Jogos Olímpicos de Verão de 1996.
JogosPan-americanos
A Argentina é a maior vencedora do torneio de futebol dos Jogos Pan-americanos tendo obtido a medalha de ouro nos anos de 1951, 1955, 1959, 1971, 1995 e 2003; a medalha de prata em 1963 e a medalha de bronze em 1975, 1979 e 1987.
Nos Jogos Pan-americanos de 2007 fez uma péssima campanha: não ganhou nenhum jogo e fez apenas um gol. Mas há que se dizer que participou com um time Sub-17, quandoos demais times jogarem com jogadores de Sub-20.
Rivalidades
O rival mais clássico da seleção argentina é a seleção uruguaia, com quem mantém uma vasta lista de confrontos nas mais variadas competições, incluindo finais de Copas do Mundo e Copas América. Contudo, sua maior rivalidade nos últimos anos passou a ser com a Seleção Brasileira. Também mantém uma grande rivalidade com a seleção...
tracking img