Fut13

1521 palavras 7 páginas
Aquecimento Global

O aquecimento global nada mais é que uma consequência das alterações climáticas que o nosso planeta vem sofrendo, ou seja, são as elevações das temperaturas da Terra. Acredita-se que no decorrer do século passado a temperatura média do Planeta tenha subido de 0,4º C a 0,8º C. Cientistas passaram décadas para descobrir a real causa desse aquecimento, visaram ciclos e eventos que são conhecidos por influenciar o clima natural, mas a quantidade e o padrão de aquecimento que foi medido não pode ser explicado por esses fatores. A única maneira que acharam de explicar tal fenômeno foi incluir o efeito dos gases de efeito estufa emitidos por nós, seres humanos. Para que pudessem trazer todas as informações, as Nações Unidas formaram um grupo de cientistas chamado “Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática”, (IPCC). Num intervalo de poucos anos o IPCC reúne para rever as últimas descobertas científicas e escrever um relatório que resume tudo o que se sabe sobre o aquecimento global.
Uma das primeiras coisas que descobriram foi que existem vários gases com efeito estufa responsáveis pelo aquecimento, e nós, seres humanos que os emitimos de diversas maneiras, tais como, queima de combustíveis fósseis, queima de florestas, produção de lixo e esgotos, fabricação e produção de energia, etc. Mas, o gás responsável pela maior parte do aquecimento é o dióxido de carbono, o CO2. Existem outros gases que contribuem para esse aquecimento, por exemplo, o metano que é liberado dos aterros e da agricultura, o óxido nitroso dos fertilizantes, gases utilizados para processos de refrigeração e industrial.
Estes gases formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o efeito estufa. Isso ocorre pois, os mesmo absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, gera o aumento da temperatura global.
Tais

Relacionados