Fus Veis Diazed E NH

5371 palavras 22 páginas
empregados em circuitos sujeitos a picos de corrente e onde existam cargas indutivas e capacitivas.
Sua construção permite valores padronizados de corrente que variam de 6 a 1000 A. Sua capacidade de ruptura e sempre superior a 70 kA com uma tensão máxima de 500 V.

Construção

Os fusíveis NH são constituídos por duas partes: base e fusível.

Base: é fabricada de material isolante como a esteatita, o plástico ou o termofixo. Nela são fixados os contatos em forma de garras as quais estão acopladas molas que aumentam a pressão de contato, de acordo com a figura 2.

[pic]
Figura 2: Base do fusível NH
Fusível: possui corpo de porcelana de secção retangular. Dentro desse corpo, estão o elo fusível e o elo indicador de queima, imersos em areia especial. Nas duas extremidades do corpo de porcelana existem duas facas de metal que se encaixam perfeitamente nas garras da base conforme figura 3.

[pic]

Figura 3: Corpo do fusível NH

O elo fusível é feito de cobre em forma de lâminas vazadas em determinados pontos para reduzir a secção condutora. O elo fusível pode ainda ser fabricado em prata.

Fusíveis DIAZED

Os fusíveis DIAZED podem ser de ação rápida ou retardada. Os de ação rápida são usados em circuitos resistivos, ou seja, sem picos de corrente. Os de ação retardada são usados em circuitos com motores e capacitores, sujeitos a picos de corrente.
Esses fusíveis são construídos para valores de, no máximo, 200 A. A capacidade de ruptura e de 70 kA com uma tensão de 500 V.

Construção

O fusível DIAZED (ou D) e composto por: base (aberta ou protegida), tampa, fusível, parafuso de ajuste e anel.

Base: é feita de porcelana dentro da qual está um elemento metálico roscado internamente e ligado externamente a um dos bornes. O outro borne está isolado do primeiro e ligado ao parafuso de ajuste, como mostra a figura 4 a seguir:
[pic]
Figura 4: Base do fusível Diazed

Tampa: geralmente de porcelana, fixa o fusível a base e não e inutilizada com a queima do fusível. Ela

Relacionados

  • Engenharia
    196538 palavras | 787 páginas