Fusão

Páginas: 51 (12745 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
1. HISTÓRIA DOS BANCOS 6
1.1 Surgimento do Banco 6
1.2 As funções dos Bancos 7
1.3 Bancos Comerciais 9
1.4 Bancos Múltiplos 9
1.5 Bancos de investimento 10
1.6 Bancos de desenvolvimento 10
1.7 Estrutura do sistema financeiro nacional 11
2. ESTUDO DE CASO FUSÃO ITAÚ UNIBANCO 13
2.1 História do Itaú Unibanco 13
2.2 A fusão Itau Unibanco 18
2.3 Efeitos da fusão parao mercado 19
2.4 Efeitos da fusão para o cliente 20
2.5 Efeitos da fusão para os acionistas 23
2.6 Reestruturações nos Bancos no Brasil e redução no mercado de trabalho. 24
2.7 Fusões e Redução Mercado Trabalho. 24
2.8 Quais são as vantagens para os funcionários: 26
2.9 Quais são as desvantagens para os funcionários: 27
2.10 Programas de reestruturação da força de trabalho 27
3. FUSÃOITAÚ UNIBANCO VISÃO DOS ORGÃOS NORMATIVOS 28
3.1 CMN 28
3.2 BACEN 30
3.3 CVM 33
3.4 CADE 35
4. FUSÃO ITAÚ UNIBANCO VISÃO PARA OS CONCORRENTES 39
4.1 Pré-crise e pós-crise 41
4.2 Concorrências no mercado interno. 42
4.3 Respostas do Bradesco à fusão Itaú Unibanco. 45
4.4 Itaú Unibanco no exterior 47
CONCLUSÃO 49
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 50


INTRODUÇÃO
Na última década vimos muitasempresas concorrentes unirem suas forças para ganhar maior parcela de mercado, entre elas empresas de diversos ramos de atividade como varejo, telecomunicações, auditorias, indústrias, construtoras, etc. Mas um tipo de fusão que está ocorrendo com bastante frequência e afeta de forma direta o mercado financeiro é a fusão dos bancos.
Nos próximos capítulos desse trabalho complementar sobre mercadofinanceiro apresentaremos um estudo de caso sobre as consequências que a fusão dos bancos Itaú e Unibanco trouxe para a sociedade brasileira e onde elas foram refletidas.
A fusão Itaú Unibanco ocorreu em 03 de novembro de 2008, onde ambos assinaram contrato de associação para a unificação das operações financeiras dos dois bancos. Essa fusão causou diversos impactos no mercado financeiro, para osinvestidores, concorrentes, funcionários de ambos os bancos, e principalmente para os clientes.
“Fusões e aquisições trazem a impressão de algo maior, mais sólido, com mais representatividade, traz o redesenho dos processos internos, é acompanhada pela formação de uma nova cultura interna e, principalmente, busca transmitir uma nova imagem ao público. Este é o momento mais adequado para areconquista de clientes.” (CARVALHO e MORENO 2001; SAMUELS e WILKES 1996 apud PASIN &NEVES 2002).
Cabe salientar que não a fusão de grandes empresas não é a única que causa mudanças significativas no cenário corporativo nacional, as fusões veem ocorrendo com empresas de vários portes. “O número de fusões e aquisições ocorridas no Brasil nos nove primeiros meses do ano de 2010, 531 operações,representou um crescimento de 68% em relação ao mesmo período do ano anterior.” (KPMG, 2010, p.3).
A seguir abordaremos melhor as variáveis do mercado financeiro em relação a fusão Itaú Unibanco.

1. HISTÓRIA DOS BANCOS
1.1 Surgimento do Banco
Na medida em que ocorreu o surgimento da moeda no período das grandes civilizações, o ato de emprestar, tomar emprestado e guardar o dinheiro dos outros foialgo quase inevitável. Acredita-se que as primeiras operações bancárias da história foram desenvolvidas na civilização fenícia. Entretanto, o nome “banco” foi concebido pelos.
Com o florescimento do comércio no fim da Idade Média, a função de banqueiro se tornou algo muito comum na Europa. Nas feiras da Europa Central, quando as pessoas chegavam com valores em ouro para trocar com outro produto,era o banqueiro que fazia a pesagem de moedas, avaliação da autenticidade e qualidade dos metais, em troca de uma comissão.
Com o passar do tempo, os banqueiros passaram a aceitar depósitos monetários e, em troca, o banco emitia uma espécie de certificado. Todavia, foi após a percepção de que nem sempre as pessoas retiravam tudo o que haviam depositado, ou seja, sempre haveria dinheiro para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fusao
  • Fusão
  • Fusão
  • fusao
  • Fusão
  • Fusão
  • Fusao
  • Fusão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!