Fusão e aquisição causando o desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O surgimento do capitalismo financeiro marcou um amplo crescimento da economia com grandes inovações tecnológicas e grande investimento na descoberta de novas tecnologias. Mas, esses investimentos só poderiam ser realizados por grandes empresas, então para os menores poderem sobreviver no mercado foi necessário recorrer à concentração empresarial. Esse processo de concentraçãoaconteceu na época da segunda revolução industrial e foi primeiramente entre empresas que atuavam na mesma linha de mercado, mas em estágios de produção diferentes, passando depois para um processo mais complexo com a combinação de empresas de diferentes ramos visando à diversificação de investimentos. Neste mercado capitalista Fusões e Aquisições entre companhias têm sido comuns em diversossetores da economia ao redor do mundo. O processo de globalização também incentivou o desenvolvimento das operações de fusões e aquisições de empresas no cenário mundial. Fatores como a necessidade de ganhos em escalas de produção; atuação em outras regiões geográficas; surgimento de novos produtos; e busca de sinergias financeiras e tecnológicas levaram grandes conglomerados empresariais a atuarem outros países que não os de sua origem. No cenário da globalização econômica, onde o lucro é procurado com uma avidez sem precedentes, contando com a celeridade da moeda eletrônica, as aquisições e fusões se sucedem em velocidade vertiginosa, causando transformações nos mercados em que repercutem. Com efeito, hoje em dia em questão de poucas horas uma empresa pode ser comprada e revendida e osefeitos destas operações só alcançam o mercado posteriormente quando a situação jurídica já se encontra alterada. Nesta pesquisa vamos entender como são realizadas essas operações, quais são os interesses das empresas e as consequências para elas, para os funcionários e para o consumidor.

 

Sérgio Antonio D. Guarita é administrador, especialista em Finanças pela FGV/SP e professor daFAE Business School. WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Capitalismo financeiro. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capitalismo_financeiro

Palavras-chave: Fusão, Aquisição, Globalização, Desempregos.

1 Economia - 2011

Fusões e Aquisições Causando o Desemprego

2. Fusões e Aquisições

Ao abrirmos um jornal que tenha um caderno empresarial ou uma seção de economia, ou mesmo ao ligarmosos rádios ou TV para ouvir ou assistir a um noticiário, ou ainda ao nos conectarmos aos noticiários eletrônicos da Internet, constatamos que essa mídia especializada, despeja diariamente volumosas informações a respeito de aquisições e fusões de empresas.

Figura 1. Fusão de Empresas

Fonte: http://fusaodeempresas.blogspot.com/

Focalizando esse fenômeno mais de perto, notamos que suafrequência é maior em países desenvolvidos, de vocação capitalista, mas nem mesmo países de regimes socialista ou comunista estão imunes à ocorrência em seus próprios territórios, embora neste caso com ínfima prática e/ou divulgação do fato.____________________________________________ Com o passado, presente e futuro apontando cada vez mais para um mundo de organizações transnacionais, propomo-nosdebater, dentro do que nos permite a exiguidade do tempo, como os negócios de fusões e aquisições feitos no exterior transpõem as fronteiras brasileiras para repercutir juridicamente no nosso país, no nosso cotidiano, ainda que alguns sequer se materializem formalmente sob a égide da lei brasileira. As fusões e aquisições de empresas são negócios jurídicos cujos resultados normalmente visam umbenefício imediato de formação de organizações empresariais mais fortes e diversificadas. São diversas as motivações que podem ensejar esses negócios, mas com frequência comportam estudos de mercados específicos, suas características e comportamento típicos, suas carências e potencial de retorno de investimentos que neles se cogitem fazer.

Palestrante: José Paulo Lago Alves Pequeno - Fonte:...
tracking img