Fusão entre itau e porto seguros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A década de 1990 representou para o Brasil o início de uma nova era econômica,
em que o país deixou de ser uma economia fechada e sem competitividade para se tornar uma economia aberta e globalizada.

O processo de globalização também incentivou o desenvolvimento das operações de fusões e aquisições de empresas no cenário mundial. Fatores como a necessidade de ganhos em escalasde produção; atuação em outras regiões geográficas; surgimento de novos produtos; e busca de sinergias financeiras e tecnológicas levaram grandes conglomerados empresariais a atuar em outros países que não os de sua origem, por meio de aquisições, parcerias e joint ventures com empresas locais.

A partir de 1994, quando da implementação do Plano Real, o mercado de fusões e aquisições começou adeslanchar. Em 1990 foram fechados 186 negócios no Brasil; em 1998, 480; e em 1999, 493. Entre 1990 e 1994, 32% dos negócios efetivados envolveram capital estrangeiro contra 52% no período de 1995 a 1999, segundo o jornal Gazeta Mercantil de 30.01.02.

E umas das grandes fusões brasileiras que vai entrar para a História é a fusão entre as duas maiores seguradoras do país, Porto Seguro e ItaúSeguros, onde a junção dessas duas gigantes resultará na maior empresa de seguros do Brasil, a Psiupar que irá reter a maior fatia do mercado, além de obter com essa fusão uma enorme quantidade de postos de venda e derrubar a concorrência,

Fusão

A Fusão de empresas é uma operação de ordem financeira e jurídica que une duas ou mais sociedades, de mesmo segmento jurídico ou diferente. Na fusão há aaglutinação de patrimônios, o que gera uma nova face empresarial jurídica. Segundo a Lei nº 6.404/76, no art.228, fusão é a união de duas ou mais empresas gerando uma nova e única grande empresa.
A fusão é avaliada pelo valor contábil ou de mercado, obedecendo o artigo 21 da Lei nº 9.249 / 1995. O último balanço da empresa a ser adquirida deverá ser feito em até trinta dias antes da fusão.
Nostempos atuais, numa economia globalizada e “pós-neoliberalista”, há uma tendência de concentração de capitais e segmentos de produtos nas mãos de grupos empresariais.
Esta tendência ocorre devido à concorrência de mercado e à necessidade de reduzir custos operacionais na empresa, como forma de manter o produto competitivo no mercado consumidor. Para manter a competitividade de seus produtos eserviços, e ampliar a distribuição dos mesmos, muitas empresas lançam mão às estratégias econômicas.
Dentre as estratégias, destacamos a fusão, a cisão e a incorporação de empresas. A incorporação ocorre, na maioria dos casos, pela decisão de grandes grupos. Além da competitividade no mercado interno, há também a fusão que visa o lançamento de um produto no mercado externo, como ocorreu na fusãoentre Antártica e Brahma, que lançaram a Ambev para reforçar o posicionamento de suas bebidas no Brasil e no exterior. Outras grandes fusões de empresas: Sadia e Perdigão (resultando na Brasil Foods), Itaú e Unibanco.
Numa fusão o controle administrativo da nova empresa fica sob responsabilidade daquela que representará maior participação financeira e produtiva. A fusão propicia redução de custosoperacionais, otimização na produção, mas põe o mercado sob o risco de ações monopolistas, apesar de mantida a individualização das marcas dos produtos já presentes no mercado.

Porto Seguro S.A

A Porto Seguro S.A. (“Companhia”) é uma sociedade constituída com a finalidade de concentrar o controle acionário e facilitar o desenvolvimento de outras atividades relacionadas a seguros, está entreos principais grupos seguradores do Brasil, oferece ampla gama de produtos e serviços securitários e previdenciários
(automóveis, saúde empresarial, patrimoniais, transportes, vida e previdência), serviços de consórcio, proteção patrimonial e financeira. É líder no segmento de seguro de automóveis, e terceira no ranking desaúde empresarial, suas duas principais linhas de produtos.

Pontos...
tracking img