Fusão de empresa seguradora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

A FUSÃO DE EMPRESAS DO
MERCADO SEGURADOR

SÃO PAULO
2005

A FUSÃO DE EMPRESAS DO
MERCADO SEGURADOR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Presbiteriana Mackenzie, como parte dos requisitos para obtenção do título de especialista em Controladoria.

SÃO PAULO
2005
SUMÁRIOINTRODUÇÃO 04

JUSTIFICATIVA 05
REFERENCIAL TEÓRICO 06
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO 09
- Problema 09
- Objetivo 09
- Hipótese 09

- Variável Dependente / Variável Independente 09

1. FUSÃO E INCORPORAÇÃO 11

1.1. Conceito 11
1.2. Aspectos Históricos 12
3. Conseqüências econômicas do processo deconcentração de empresas 14
1.4. Implicações Jurídicas 17
  1.4.1.Procedimento 17
1.4.2. Direito dos acionistas dissidentes 17
1.4.3. Direito dos credores 18
1.5. Análise da Lei 8884/94 18
1.5.1. Criação e aplicação 19
1.6. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE 20
1.6.1. Formas de controle 21
1.6.2. O processoadministrativo 23
1.6.3. A execução judicial das decisões do CADE 23

BIBLIOGRAFIA INICIAL 24

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de mostrar, em linhas gerais, aspectos que deverão ser observados no mercado relevante de seguros no Brasil, tratando-se de fusões de empresas.

O tema nos leva a uma reflexão apurada, principalmente no atual momentoque vivemos.

Se está parecendo que a sobrevivência das empresas depende só e exclusivamente do seu tamanho. É importante ser grande. Nada existe de mais interessante senão os ganhos vindos da economia de escala. O alvo é a globalização e o Brasil faz parte. Não poderia ficar alheio a isto.

Analisaremos os pontos principais, critérios, através dos quais se poderá chegar à conclusãodos aspectos da fusão no mercado em análise (Seguros).

Os números que serão apresentados, do mercado de seguros no Brasil, servirão para uma análise sobre a melhoria do ranking das seguradoras em relação aos resultados alcançados em médio prazo após a fusão. Os números que serão apresentados refletem unicamente o mercado de seguros. Não estarão incluídos previdência privada ecapitalização, pois não são objetos deste estudo.

JUSTIFICATIVA

A fusão de empresas serve principalmente quando tratamos o aspecto da concorrência. Independente do setor em que uma empresa atua, sempre será pensando na forma de superar o concorrente, principalmente para se conquistar uma maior fatia de mercado, consumidores ou clientes que as empresas também optam pela fusão.

Na busca de seobter liderança, poder vender mais, e ainda poder ser recordada primeiramente pelo cliente são os objetivos principais das empresas. Mas em uma economia capitalista, onde se obter lucros pagando vários impostos e salários, fica cada vez mais difícil de se sustentar, daí alguns grupos acabam optando por unir forças.

Porém, existem regras que serão observadas neste trabalho, para se evitarque seja estabelecido um monopólio, por uma ou outra empresa, em determinado setor.

REFERENCIAL TEÓRICO

Na faculdade aprendemos sobre cartéis, trustes e holdings, que foram as primeiras formas de fusão de empresas que temos registro no mercado. Mas nos dias de hoje alguns de seus procedimentos e características foram reformulados, por serem condenados pela legislação brasileira.Quando é estudada a possibilidade de uma fusão, existem empresas especializadas que sabem como consolidar um projeto para que não recaia em um processo duvidoso.

|Holding |Truste |Cartel |
| |Esse tipo de ação se configura com a...
tracking img