Furosemida: aspectos gerais, dissolução e farmacocinética.

Páginas: 21 (5016 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
1. INTRODUÇÃO

A furosemida, também denominada de diurético potente ou de alça, inibe a reabsorção de eletrólitos predominantemente na membrana luminal das células do ramo ascendente da alça de Henle e, como conseqüência, favorece a redução da reabsorção de água, resultando em diurese profusa. Dentre os diuréticos de alça, a furosemida parece ser mais efetiva por apresentar ampla curvadose-resposta, sendo empregada no tratamento de edema associado com insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática e doença renal crônica, inclusive síndrome nefrótica; como adjuvante no tratamento de edema pulmonar agudo; na crise hipertensiva; na hipertensão leve e moderada associada a outros agentes anti-hipertensivos. Pode ainda ser usada em casos de hepatopatias e situações acompanhadas dehipercalcemia e oligúria por insuficiência renal (MARTINDALE, 1991). O fármaco é comercializado na forma de comprimidos de 40mg e solução injetável de 10mg/ml (RENAME, 2006).
Os medicamentos comercializados em maior escala no mercado farmacêutico são os de referência, genéricos e similares, onde cada um deles tem propriedades e regularizações.
O medicamento de referência é comercializado em grandeescala, pois é um produto inovador e de grande eficácia, segurança e qualidade, o genérico é semelhante a um produto de referência ou inovador, também tendo que ser comprovada e sua eficácia e segurança, já o medicamento similar é aquele que possui ou deve possuir os mesmos princípios ativos, a mesma concentração, forma farmacêutica, biodisponibilidade entre outros e equiparar – se ao medicamentoregistrado nos órgãos competentes (BRASIL, 1999, 2002, 2009 A, 2009 B, 2009 C).
Os medicamentos para serem considerados equivalentes farmacêuticos, os mesmos ao serem administrados na mesma dose molar, nas mesmas condições experimentais, não devem apresentar diferenças estatisticamente significativa em relação à biodisponibilidade (BRASIL, 2002).
Por ser um medicamento muito utilizado, presentena RENAME existe a necessidade de conhecermos de maneira aprofundada, as propriedades químicas, físicas e farmacológicas do medicamento, devido a problemas de estabilidade, solubilidade, e biodisponibilidade.
Para verificar a estabilidade das formulações presentes no mercado farmacêutico, os estudos de dissolução representam uma ferramenta indispensável para as várias etapas dos processos dedesenvolvimento farmacotécnico de medicamentos (MARQUES, 2002).
Dessa forma, o objetivo do trabalho é realizar um levantamento bibliográfico obtendo informações sobre aspectos físicos, químicos e farmacológicos da furosemida, além de livros, artigos e bases de dados científicas.

2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Considerações gerais sobre os diuréticos

Definidos muitas vezes impropriamente,como substâncias que aumentam o volume urinário, os diuréticos são fármacos que atuam primariamente estimulando a excreção de íons Na+, Cl- ou HCO3-, principais eletrólitos do fluido extracelular. Eles também diminuem a reabsorção tubular, processo que compreende o transporte ativo de eletrólitos e outros solutos da urina tubular para as células tubulares e, a seguir para o fluido extracelular. Sãoempregados principalmente no alívio de edemas e como coadjuvantes no controle da hipertensão, bem como em outros distúrbios, a saber: insuficiência cardíaca congestiva crônica, insuficiências renais crônicas e oligúria aguda, glaucoma, hiperglicemia e cálculos renais (BURRCKHALTER; KOROLKOVAS, 1982).

2.1.1 Histórico

Os antigos costumavam empregar como diuréticos preparados herbáceoscontendo óleos voláteis. Extratos de chá e café também foram usados com está finalidade. Em 1884, Koschlakoff identificou a cafeína como sendo componente diurético ativo do chá. Em 1902, Minkowski descobriu a atividade diurética da teofilina. O efeito diurético dos compostos organometálicos foi descoberto em 1919, por acaso. Vogel empregou o merbafeno para tratar um paciente sifilítico e observou o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Princípios gerais de farmacocinética
  • Aspectos gerais
  • aspectos gerais
  • Aspectos gerais
  • aspectos gerais
  • POSSE- ASPECTO GERAL
  • Aspectos gerais da sociedade anônima
  • Aspectos gerais do arcadismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!