funções exponenciasis

1777 palavras 8 páginas
Carlos Eduardo dos Santos
Fabio Manoel dos Santos
Nivalcir Antônio Benati

Funções Exponenciais

Trabalho de Matemática, apresentado para obtenção de nota parcial do I Semestre de Farmácia da Faculdade São Paulo-FSP, sob a orientação do Prof. Ms. Raimundo Nonato.

Rolim de Moura
2014

Introdução

As funções exponenciais desempenham papéis fundamentais na Matemática e nas ciências envolvidas com elas, como: Física, Química, Engenharia, Astronomia, Biologia, Economia, etc.
Para resolvermos uma equação exponencial é necessário que sejam aplicadas técnicas para igualar as bases, assim podemos dizer que os expoentes são iguais. As funções exponenciais podem, ainda, serem representadas através de gráficos, sendo apresentados como crescentes ou decrescentes.
Neste trabalho, procuramos entender o conceito, a origem, as formas de resolução e a aplicação das funções exponenciais, com o intuito de aplicar o conhecimento nas ciências já citadas.

Função Exponencial

Toda relação de dependência, em que uma incógnita depente do valor da outra, é denominada função. A função exponencial possui essa relação de dependência, sendo sua principal característica a parte variável representada por x, encontrar-se no expoente. Exemplos: y = 2x y = 2x+4 y = 0,5x y = 4x
Para Barreto (2009) “A lei de formação de uma função exponencial indica que a base elevada ao expoente x precisa ser maior que zero e diferente de 1, portanto, f: R R tal que y = ax , sendo a > 0 e a ≠ 1.”

Quando utilizar a Função Exponencial

Uma função exponencial é utilizada na representação de situações em que a taxa de variação é considerada grande, por exemplo, em redimentos financeiros capitalizados por juros compostos, no crescimento populacional, ou para nos auxiliar no curso de Farmácia, calculando o decaimento radioativo de substâncias químicas, desenvolvimento de bactérias e microorganismos, etc. É importante salientar que, as funções

Relacionados