Fungos

Páginas: 3 (527 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Fungos

O que são fungos?

Fungos são seres eucariotos, podem ser heterótrofos: saprofíticos ou parasitas, podem ser encontrados: no solo, na água, em vegetais, em animais, em seres humanos e emdetritos. Possuem grande importância na indústria e na medicina.


Fungos no ambiente

Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza. Os decompositoressão fundamentais na manutenção do equilíbrio natural dos ecossistemas: eles decompõem os cadáveres e os resíduos de seres vivos (como fezes e urina), absorvendo somente uma parte para a sua nutrição. Orestante dos sais minerais resultantes da decomposição fica no ambiente.

Desse modo, os decompositores colaboram na reciclagem de materiais no solo e na água e exercem um papel essencial nascadeias e teias alimentares.


Importância econômica dos fungos

→ Nas indústrias alimentícias: Os fungos tem extrema importância na fabricação de alguns alimentos:

Produção de bebidas alcoólicas- A produção dos diferentes tipos de bebida alcoólica varia de acordo com o substrato fermentado, com o tipo de levedura utilizada e com as diferentes técnicas de fabricação. Por exemplo, afermentação da cevada produz cerveja, enquanto a fermentação da uva produz vinho. Depois da fermentação, certas bebidas passam por processos de destilação, o que aumenta sua concentração em álcool. Exemplos debebidas destiladas são a aguardente ou pinga, obtida a partir de fermentado de cana-de-açúcar, o uísque obtido de fermentados de cereais como a cevada e o centeio, e o saquê, obtido a partir defermentados de arroz.


Produção de pães – As leveduras são fungos microscópicos utilizados desde a Antiguidade na preparação de alimentos e bebidas fermentadas entre outros alimentos. Olevedo Saccharomyces cerevisiae, empregado na fabricação de pão e de bebidas alcoólicas fermenta açúcares para obter energia, liberando gás carbônico e álcool etílico. Na produção do pão é o gás carbônico que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fungos
  • Fungos
  • Fungos
  • FUNGOS
  • Os fungos
  • Fungos
  • Fungos
  • Fungo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!