Fungos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Analisar e observar fungos em cultura no microscópio.

INTRODUÇÃO

Os fungos são seres que vêem causando inúmeras doenças aos seres humanos, e por isso é muito importante estudarmos sua forma devida e reprodução.
Os fungos são importantes na cadeia alimentar porque decompõem vegetais mortos, reciclando elementos vitais. Pelo uso de enzimas extracelulares como as celulases, os fungos são osprincipais decompositores de partes das plantas que os animais não conseguem digerir. Quase todas as plantas dependem de simbioses com fungos, conhecidas como micorrizas, que ajudam as plantas aabsorverem minerais e água do solo.
A observação das estruturas microscópicas, tais como hifas, forma, disposição e formação dos esporos são suficientes, em geral, para a identificação de fungosfilamentosos. A morfologia microscópica é mais bem visualizada com a técnica de micro cultivo que preserva a disposição original dos esporos sobre as hifas e mantêm íntegras certas estruturas formadoras deesporos.

MATERIAIS UTILIZADOS

* Materiais utilizados
1) Estilete
2) Lâmina
3) Cóton Blue
4) Água
5) Lamínula
6) Cultura de Fungos
7) Placa de PetriPROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Realizou-se no laboratório, uma pratica de observação de fungos adquirido em culturas.
Primeiramente, utilizamos um estilete para retirar uma pequena parte de uma cultura defungos e introduzi-la na lâmina, previamente preparada com uma gota de corante Coton Blue e uma gota de água.
Depois que feita uma simples esfregação na lamina, foi introduzida a lamínula sobre a lâmina,para que pudesse ser observada a coleta de fungos no microscópio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Toda a metodologia necessária para a observação de fungos no microscópio pode ser aprendida nessasaulas práticas.
Ao serem observados no microscópio pode-se observar dois tipos de fungos, diferenciados através das hifas septadas ou hifas continuas: Os Ficomicetos (figura 1), que estavam presentes...
tracking img