Fungos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fungos
Os fungos são organismos muito diversificados, que tanto podem ser microscópicos como macroscópicos. Por apresentarem características peculiares, são classificados em um reino próprio. A decomposição da matéria orgânica realizada pelos fungos é de extrema importância para a manutenção dos ecossistemas. Imagine uma floresta repleta de árvores na qual, por alguma razão, fungos e bactériasdecompositores repentinamente deixassem de existir. Em pouco tempo, o solo da região estaria completamente recoberto por espessas camadas de folhas mortas. Restos e resíduos de animais, como cadáveres e fezes, também se acumulariam no ambiente. O papel ecológico dos fungos, portanto, afeta todos os seres vivos do planeta, inclusive os seres humanos.

Fotografia de um fungo comumente conhecido comoorelha-de-pau sobre um tronco caído no solo. Na ausência de fungos, o tronco mostrado na imagem permaneceria intacto por tempo indeterminado.

Fotografia de um fungo comumente conhecido como orelha-de-pau sobre um tronco caído no solo. Na ausência de fungos, o tronco mostrado na imagem permaneceria intacto por tempo indeterminado.

Características gerais dos fungos

Morango com bolor. Os fiosesbranquiçados
são hifas.
Morango com bolor. Os fios esbranquiçados
são hifas.
Os fungos são eucarióticos, ou seja, suas células possuem uma membrana nuclear que envolve o material genético, separando-o do citoplasma. Eles existem em formas unicelulares, conhecidas como leveduras, e em formas constituídas por filamentos denominadas hifas, como se observa entre os bolores. Esses organismos podem sedesenvolver em diversos lugares: no solo, na água, nas plantas, em animais, no ser humano e em detritos orgânicos. Popularmente conhecidos como bolores, mofos, orelhas-de-pau e cogumelos, os fungos se alimentam de substâncias orgânicas de origens variadas, como folhas caídas, restos de animais mortos e outros resíduos orgânicos, de forma que atuam como decompositores, reciclando os constituintes damatéria orgânica que compõe os seres vivos. Por meio de evidências fósseis, sabe-se que esses organismos estão na Terra há pelo menos 600 milhões de anos e supõe-se que tenham evoluído de ancestrais protoctistas que viviam em ambientes aquáticos. Em Biologia, o ramo que se dedica ao estudo dos fungos é a micologia.

Fungos unicelulares e fungos filamentosos

Os fungos unicelulares ou levedurasocorrem como células individuais que apresentam apenas um núcleo. Em geral, são maiores que as bactérias. A morfologia e a forma de nutrição são critérios utilizados para distinguir as espécies de leveduras. A maioria dos fungos não é unicelular. O corpo de um fungo filamentoso é formado por uma estrutura chamada micélio. Este é composto por filamentos individuais em forma de tubo, as hifas, quecorrespondem a células multinucleadas (com vários núcleos). Certas hifas possuem septos transversais que subdividem a estrutura tubular em
compartimentos parecidos com células individuais, por isso são chamadas septadas. Contudo, os septos são incompletos, pois apresentam um orifício ou poro central que permite a livre troca de substâncias e estruturas citoplasmáticas entre compartimentos vizinhos.Muitas vezes, o septo está ausente e nesse caso, a hifa é constituída por um tubo, sem divisão transversal, preenchido por líquido citoplasmático com centenas de núcleos. Hifas com esse tipo de estrutura são chamadas cenocíticas (do grego, koinos, “comum”, e kitos, “célula”). Em uma hifa cenocítica, as organelas e os núcleos transitam livremente de uma região para outra do citoplasma. A imagem à cimarepresenta hifas com e sem septo. Muitas vezes, durante a fase reprodutiva, o micélio de um fungo filamentoso é subdividido em duas partes distintas, cada qual com uma função específica. O micélio vegetativo assume as funções vitais do organismo, tais como a nutrição e o crescimento do fungo, retirando nutrientes do substrato por meio de hifas. O micélio reprodutivo é formado por hifas...
tracking img