Fungos e protistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reino Protista ou Protoctista é um dos reinos biológicos comumente reconhecidos, inclui os seres unicelulares eucariontes, como é o caso dos protozoários e das algas unicelulares e pluricelulares que não possuem tecidos verdadeiros, como é o caso das algas multicelulares. Alguns são organismos unicelulares, com 0,01 a 0,5 mm de tamanho, muito pequenos para serem vistos sem um microscópio, outrossão enormes, como certas algas castanhas, com mais de 30 metros de comprimento. Protistas são onipresentes em todos os ambientes aquáticos e terrestres, comumente sobrevivendo períodos secos na forma de vida latente; alguns são parasitas importantes.

Os protistas apresentam-se nas seguintes formas:

Formas aquáticas, anteriormente classificadas no Reino Plantae - as algas; 
Organismosamebóides semelhantes aos fungos - os mixomicetes e oomicetes; 
Formas unicelulares - os protozoários, geralmente divididos pela morfologia e locomoção em: 
Flagelados (Ex. Euglena); 
Amebóides (Ex. Ameba); 
Apicomplexa (parasitas); e 
Ciliados (Ex. Paramécia) 
Thomas Cavalier-Smith divide o reino em dois subreinos: Sarcomastigota e Biciliata.

Em sistemas de classificação mais antigos, osprotozoários foram considerados um filo do reino Animalia - Protozoa -, e as algas unicelulares e os mixomicetes foram colocados de plantas. Muitas formas foram colocadas em ambos os reinos e pesquisadas por zoólogos e botânicos. Eventualmente o reino Protista foi criado para colocar estas formas, com as classes de Protozoários referidas acima sendo promovidas a filos. Exceto pelos ciliados e oomicetestodos estes grupos são polifiléticos e frequentemente sobrepostos. Para além disso, os protistas em si aparentam ser parafiléticos aos outros reinos eucarióticos.

Tentativas mais recentes foram feitas para dividir os protistas em grupos mais genuínos baseados na ultraestrutura, química e características genéticas. Em novos sistemas de classificação estes são frequentemente tratados como reinosseparados. Thomas Cavalier-Smith propôs o reino Chromista para incluir grupos como as algas castanhas, as diatomáceas e os oomicetes.

Entretanto, há ainda muitas linhas diferentes de protistas cujas relações não são compreendidas. Muitos cientistas consideram agora os vários clades de Protista como subgrupos diretos dos Eukaryotes, com a admissão de que não conhecemos ainda o suficiente sobreeles para arranjá-los em uma hierarquia. Estes vários clades são listados em nossa árvore evolucionária.

Índice [esconder]
1 Algas 
2 Exemplos 
3 Ligações externas 
4 Referências bibliográficas 



[editar] Algas
As algas eucariontes são protozoários.As únicas que são procariontes são as cianofíceas.

Grupo Pigmentos fotossintetizantes Substância de reserva 
Euglenófitas Clorofilas Ae B Paramilo 
Dinoflagelados Clorofilas A e C Óleo e amido 
Diatomáceas Clorofilas A e C Clisolaminarina 
Feófitas (algas pardas) Clorofilas A e C Laminarina e manitol 
Rodófitas (algas vermelhas) Clorofilas A e D Amido da florídeas 
Clorófitas (algas verdes) Clorofilas A e B Amido 
Cianófitas (algas verdes) ficobilina Cianotoxina 


[editar] Exemplos
Alguns tipos de Protistas bemconhecidos, listados pelos seus nomes comuns:

Alga 
Ameba 
Diatomácea 
Flagelado 
Paramércio 
Plasmódio 
Tripanossoma


Na onde se encontra os protistas?

Características dos Protistas

Protistas vivem em qualquer ambiente que contenha água líquida. Alguns deles, como as algas, são fotossintéticos, vitais produtores primários nos ecossistemas, particularmente no oceano, como parte doplâncton. Não se pode ignorar o fato de que os protistas são responsáveis por diversas doenças humanas consideradas graves, tais como malária e a doença do sono.
O Reino Protista inclui diversidade incrível de diferentes tipos de organismos, incluindo algas, protozoários, fungos e lodo. Ninguém sabe quantas espécies existem, embora as estimativas variem entre 65.000 a 200.000. Todos os tipos são...
tracking img