Fungos microbiologia dos alimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE FUNGOS

1. Discuta sobre as características gerais dos fungos (morfologia, bioquímica, fisiologia, nutrição e reprodução)
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/fungos.htm

Os fungos são seres eucarióticos, apresentam membrana nuclear que envolve os cromossomos e o nucléolo. Não possuem fragmentos fotossintetizantes, capazesde absorver a energia luminosa e utilizá-la para a síntese de compostos orgânicos, sendo portanto heterotróficos, pois aproveitam a energia contida nas ligações químicas de vários nutrientes. Algumas estruturas fungicas podem ser vistas a olho nu porém muitas são microscópicas, como as estruturas relacionadas à reprodução.
A célula fúngica apresenta geralmente estruturas como paredecelular, citoplasma e núcleo.
A parede celular é a superfície de contato da célula com o meio. Possue fatores de crescimento, aglutinação e interações enzimáticas implicadas na digestão de alguns substratos. É constituída por glicoproteínas de papel enzimático estrutural.
A membrana celular apresenta-se como uma dupla camada de fosfolipídios e um glicoproteica.
O citoplasma apresentaalgumas organelas, tais como: retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, mitocôndrias e vacúolos, além dos ribossomos e microtúbulos.
O núcleo contém histonas, outras estruturas pertinentes à divisão mitótica e genoma de DNA.
A composição química das células fúngicas é bastante variada. O DNA fúngico é encontrado na região nuclear mas também nas mitocôndrias e nos plasmídeos. Ogenoma dos fungos é menor dos seres eucarióticos. As proteínas podem se encontrar ligadas a carboidratos constituindo assim as glicoproteínas da parede e da membrana ou ser excretadas como enzimas, as quais podem estar implicadas em processos de nutrição e patogenicidade de cada espécie fúngica. Os carboidratos são essencialmente polissacarídeos e junto com as proteínas constituem a parede celular.O principal polissacarídeo de reserva é glicogênio, mas também podem acumular lipídeos.
Os fungos podem se apresentar de duas formas:
- leveduras: forma unicelular, se dividem por brotamento simples, apresentam um único núcleo por célula;
- formas filamentosas e complexas: hifa é a forma na qual se apresenta a maioria dos fungos, são estruturas ramificadas e pluricelulares,mas os limites entre as células são pouco precisos ou inexistentes. As hifas podem ser contínuas ou cenocíticas e tabicadas ou septadas.
Ao conjunto de hifas, dá-se o nome de micélio. O micélio que se desenvolve no interior do substrato, funcionando também como elemento de sustentação e de absorção de nutrientes, é chamado de micélio vegetativo.
O micélio que se projeta na superficie ecresce acima do meio de cultivo é o micélio aéreo. Quando o micélio aéreo se diferencia para sustentar os corpos de frutificação ou propágulos, constitui o micélio reprodutivo.
            Os propágulos ou órgãos de disseminação dos fungos são classificados, segundo sua origem, em externos e internos, sexuados e assexuados. Embora o micélio vegetativo não tenha especificamente funções dereprodução, alguns fragmentos de hifa podem se desprender do micélio vegetativo e cumprir funções de propagação, uma vez que as células fúngicas são autônomas.
Os fungos se reproduzem em ciclos assexuais, sexuais e parassexuais.
            Segundo Alexoupolos, a reprodução assexuada abrange quatro modalidades:
            1) fragmentação de artroconídios;
            2) fissão de células somáticas;            3) brotamento ou gemulação do blastoconídios-mãe;
            4) produção de conídios.
            Os conídios representam o modo mais comum de reprodução assexuada; são produzidos pelas transformações do sistema vegetativo do próprio micélio. As células que dão origem aos conídios são denominadas células conidiogênicas. Os conídios podem ser hialinos ou pigmentados, geralmente...
tracking img