Funerais cristãos dignos, modestos e aprovados por deus

Páginas: 8 (1906 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
Funerais cristãos
Dignos, modestos e aprovados por Deus

SONS de lamento enchem o ar. Alguns, usando roupas pretas especiais, choram e freneticamente se jogam no chão em sinal de lamento. Dançarinos se agitam ao ritmo de música vibrante. Outros comem e festejam com risadas e folia. Uns poucos jazem no chão, embriagados pelo vinho de palmeira e cerveja servidos à vontade. Qual é a ocasião? Emalgumas partes do mundo, esses são acontecimentos típicos de um funeral em que centenas de pessoas se reúnem para dar seu adeus ao falecido.

Muitas Testemunhas de Jeová vivem em regiões em que parentes e vizinhos são muito supersticiosos e têm medo dos mortos. Milhões ali acreditam que, quando a pessoa morre, ela se torna um espírito ancestral que pode ajudar ou prejudicar os vivos. Essa crençaestá ligada a muitos costumes fúnebres. Naturalmente, lamentar a morte de alguém é normal. Houve ocasiões em que Jesus e seus discípulos choraram a morte de pessoas que amavam. (João 11:33-35, 38; Atos 8:2; 9:39) No entanto, eles nunca exibiram expressões extremas de lamento, que eram comuns nos seus dias. (Luc. 23:27, 28; 1 Tes. 4:13) Por quê? Uma das razões é que sabiam a verdade a respeito damorte.

A Bíblia diz com clareza: “Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada . . . Seu amor, e seu ódio, e seu ciúme já pereceram . . . Não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol [a sepultura comum da humanidade], o lugar para onde vais.” (Ecl. 9:5, 6, 10) Esses versículos bíblicos inspirados deixam claroque a morte põe fim a qualquer estado consciente da pessoa. Ela não tem mais nenhuma capacidade de raciocinar, de sentir, de se comunicar ou de entender. De que modo o conhecimento dessa importante verdade bíblica afeta a maneira de realizar os funerais cristãos?
“Cessai de tocar em coisa impura”

Seja qual for sua origem étnica ou cultural, as Testemunhas de Jeová evitam rigorosamentequalquer costume ligado à crença de que os mortos estão cônscios e que podem influenciar os vivos. Certos costumes relacionados com velar os mortos, celebrações e aniversários fúnebres, sacrifícios aos mortos e rituais de viuvez são todos impuros e desagradam a Deus porque têm a ver com o ensino não-bíblico e demoníaco de que a alma ou espírito não morre. (Eze. 18:4) Os cristãos verdadeiros ‘não podemparticipar da “mesa de Jeová” e da mesa de demônios’, de modo que rejeitam esses costumes. (1 Cor. 10:21) Obedecem à ordem: ‘Separai-vos, e cessai de tocar em coisa impura.’ (2 Cor. 6:17) Assumir essa posição, porém, nem sempre é fácil.

Na África e em outros lugares, é muito comum a crença de que, a menos que se sigam certos costumes, os espíritos ancestrais se ofenderão. Não seguir tais costumesé considerado uma ofensa grave que pode resultar em maldição ou azar na comunidade. Por se recusarem a participar em rituais fúnebres não-bíblicos, muitos servos de Jeová têm sido criticados, insultados e marginalizados nas suas aldeias ou nas suas famílias ampliadas. Alguns têm sido acusados de ser anti-sociais e de desrespeitar os mortos. Às vezes, descrentes decidem arbitrariamente comorealizar o funeral. Assim, como podemos evitar o confronto com os que fortemente insistem em seguir costumes fúnebres que desagradam a Deus? Mais importante ainda, o que podemos fazer para não nos envolver em rituais e práticas impuros que podem prejudicar nossa relação com Jeová?
Torne clara sua posição

Em algumas partes do mundo, é comum que anciãos de clã e parentes que não são da famíliaimediata opinem a respeito do sepultamento do falecido. Portanto, o cristão fiel tem de deixar claro que o funeral será organizado e realizado por Testemunhas de Jeová de acordo com princípios bíblicos. (2 Cor. 6:14-16) O que acontece num funeral cristão não deve perturbar a consciência de concrentes ou fazer tropeçar outros que sabem o que cremos e ensinamos a respeito dos mortos.

Quando se pede a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Métodos de colportagem aprovados por Deus
  • Relacionamento com Deus X mundo e o chamado do jovem cristão
  • Aprovados
  • Cristãos
  • Cristão
  • Cristão
  • cristao
  • CRISTAO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!