Fundos soberanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADIB DAHER SHEHADEH

FUNDOS SOBERANOS

Trabalho apresentado no curso de graduação a Universidade Estácio de Sá, Faculdade de Relações Internacionais para nota complementar da AV1.

RIO DE JANEIRO
2012

ADIB DAHER SHEHADEH

FUNDOS SOBERANOS

Trabalho apresentado no curso de graduação a Universidade Estácio de Sá, Faculdade de Relações Internacionais para nota complementar da AV1.Data da apresentação: 21 de agosto de 2012
Resultado:

Professora:
Mônica Porto

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO -----------------------------------------------------------------------------------------Página 5
DEFINIÇÕES --------------------------------------------------------------------------------------------Página 5
HISTÓRICO E DESENVOLVIMENTOS RECENTES----------------------------------------------- Página 6
A POLÊMICA ASCENSÃO DOS FUNDOS SOBERANOS ---------------------------------------- Página 7
FUNDO PARA AS GERAÇÕES FUTURAS --------------------------------------------------------- Página 8
FUNDO SOBERANO BRASILEIRO ------------------------------------------------------------------ Página 9
CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------------------------- Página 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS --------------------------------------------------------------------Página 10

* INTRODUÇÃO
Os fundos de riqueza soberana, criados por países em desenvolvimento, vêm cada vez mais ganhando destaque na imprensa especializada e nos fóruns políticos internacionais. Movimentando uma soma estimada em quase US$ 4,5 trilhões, esses fundos, quedurante muitas décadas passaram despercebidos, tornam-se importantes atores financeiros globais. Paralelamente são fontes de recursos para empresas e bancos. Conforme nota-se nos episódios de compra de participação acionária em grandes bancos internacionais afetados pela crise subprime, suas estratégias de investimento podem influenciar os mercados de ativos e cotação das principais divisas. Emboraatuem, à semelhança de qualquer outro fundo de investimento, diversificando aplicações e buscando altos retornos, os fundos soberanos, despertam preocupação quanto a seu impacto no mercado financeiro mundial.
Estudaremos também neste trabalho, a problemática envolvendo diversos casos onde o os Fundos Soberanos se fizeram, e se fazem presentes, o grande boom dos investimentos dos fundos em 2007, atentativa de compra de portos americanos, o grande investimento nos bancos ocidentais, entre outros.

* DEFINIÇÕES
Os fundos de riqueza soberana (SWF - Sovereign Wealth Funds, em inglês) são fundos governamentais de investimento financeiro e, na maioria dos casos, de ativos em moeda estrangeira. Não existe uma definição consensual entre quais fundos governamentais devem ou não serclassificado como fundo de riqueza soberana.
O Departamento do Tesouro americano classifica-os de acordo com a origem dos recursos. Assim sendo, existiram dois tipos de fundos, quais sejam não commodity, cujos recursos são transferidos das reservas oficiais acumuladas a partir de volumosos superávits em transações correntes ou obtidos com a exportação de manufaturados; e commodity, cujos recursos advêmde impostos ou receitas provenientes da exportação de commodities.
Hoje existem 68 fundos soberanos segundo o site sovereignwealthfundsnews.com, sendo o maior, o dos Emirados Árabes Unidos, conforme tabela a seguir.

* HISTÓRICO E DESENVOLVIMENTOS RECENTES
Os primeiros SWF foram criados na década de 1950, como por exemplo o KIA, criado em 1953, para receber aportes anuais na soma de 10%das receitas do país com o petróleo. Já na década de 70, com a grande elevação do preço do petróleo, iniciou-se a uma nova onda de criação de fundos soberanos. Com as receitas provenientes da exportação do petróleo, criaram-se fundos soberanos nos Emirados Árabes, nos EUA, e no Canadá. Também na década de 70, o governo de Cingapura criou o Temasek Holding, seu primeiro fundo soberano, com fundos...
tracking img