Fundos de investimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado a disciplina de Mercado de Capitais consiste na apresentação dos principais fundos de investimentos disponíveis no mercado financeiro, suas principais características e vantagens.
O objetivo é oferecer informações suficientes para avaliar as alternativas e optar pelas mais vantajosas opções de investimento.

2. CONCEITO

Fundos deinvestimentos é uma concentração de recursos financeiros captados de Pessoas Físicas e Jurídicas, fracionados em cotas e destinados às aplicações financeiras, em títulos públicos e privados, nos mercados de renda fixa, renda variável e derivativos, de acordo com o regulamento e a política de investimento do fundo.
Os fundos de investimento são uma espécie de condomínio de investidores, queaplicam seus recursos em uma cesta de ativos. Esses ativos podem ser de naturezas diferentes. A rentabilidade a ser dividida entre os investidores vai refletir o desempenho em conjunto dos ativos que fazem parte do fundo.

3. COMO FUNCIONA O FUNDO DE INVESTIMENTO

Para existir como uma pessoa jurídica o fundo de investimento deverá ter um estatuto social onde constarão os direitos e deveresdos cotistas bem como os aspectos relativos à organização social do fundo.
Como todo condomínio a Assembléia de cotistas é o órgão decisor e a ela cabe aprovar o balanço social do fundo bem como definir certas funções administrativas que um fundo necessita para ser aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários que é o órgão do Governo Federal responsável pela fiscalização dos fundos deinvestimento.
As funções administrativas são as seguintes:
Gestor da carteira de investimento: será o responsável pela gestão do patrimônio do fundo de investimento.
Administrador: será o responsável pela representação do fundo perante os órgãos de fiscalização do governo.
Custodiante: será o responsável pela guarda dos títulos que compõe a carteira de investimento.
Distribuidor: quepossui a função de captar recursos junto a investidores.
O Administrador deverá ainda contratar os serviços de uma empresa de auditoria, pois o balanço social do fundo deve ser auditado por uma empresa independente.
Além do estatuto social, a Comissão de Valores Mobiliários exige que o fundo tenha um prospecto onde conste de forma clara os riscos que o investidor corre ao ingressar comocotista, a política de investimento do fundo e informações gerais sobre fundo.
Normalmente os fundos cobram uma taxa pela administração da carteira e é cobrada como um percentual diário sobre o patrimônio do fundo. Podem cobrar uma taxa de ingresso ao fundo ou uma taxa de saída antecipada, de forma a induzir o cliente a permanecer por mais tempo no fundo.

4. TAXAS, DESPESAS E TRIBUTAÇÃO4.1 Taxa de administração

Esta é a taxa mais freqüentemente cobrada pelos fundos. É quanto o fundo (os cotistas) deve pagar pela prestação de serviço do gestor, do administrador e das demais instituições presentes na operacionalização do dia a dia.

4.2 Taxa de performance

Esta é a taxa cobrada do cotista quando a rentabilidade do fundo supera a de um indicador de referência,conhecido como benchmark e serve para remunerar uma boa administração. Este indicador é previamente estabelecido desde a criação do fundo e o cotista tem conhecimento antes mesmo de fazer a aplicação. A taxa de performance é cobrada somente sobre a rentabilidade que ultrapassar o benchmark e existe uma periodicidade mínima para sua cobrança. Nem todo fundo cobra esta taxa.

4.3 DespesasO fundo pagará suas despesas de acordo com o que está determinado em seu regulamento.
O administrador pode cobrar do fundo as despesas com impressão, expedição e publicação de relatórios financeiros, comunicados aos cotistas, honorários de auditores independentes, custos de corretagem e despesas com registro e cartório, etc.
Diariamente todas essas despesas são provisionadas na...
tracking img