Fundi o aula1

2789 palavras 12 páginas
FUNDIÇÃO

Hélio Padilha

Introdução


O processo de fundição consiste na fabricação de peças metálicas por meio do preenchimento, com metal líquido, de um molde cuja cavidade apresenta dimensões similares às da peça que se deseja produzir.

Histórico




Embora não haja um consenso, acredita-se que tal processo seja conhecido desde 5000 a.C., quando já se faziam objetos em cobre fundido por meio de moldes de pedra lascada.
Uma razão plausível para que o cobre tenha sido o primeiro metal fundido pelo homem, de forma não acidental, é o seu baixo ponto de fusão.

Cobre nativo

Histórico




A adição de estanho ou arsênio ao cobre formou a nova liga conhecida como bronze, o que aumentou a dureza do metal e permitiu ao homem produzir armas e armaduras de alta resistência. Entretanto, por muito tempo, materiais em bronze eram considerados artigos de luxo, de modo que seu uso não era estendido a soldados ou plebeus.
Naquela época (1700 a.C. e 1100 a.C.), o processo em
“cera perdida” já era conhecido na China e na
Mesopotâmia.

Histórico


Apesar de o minério de ferro ser encontrado em abundância na natureza, o primeiro fundido de ferro conhecido é considerado relativamente recente, datando de 600 a.C. Trata-se de um tripé de 275 kg produzido na
China. Outras fontes indicam que o processo de fundição de ferro era conhecido antes disso e, por volta de 1000
a.C., os chineses já produziam peças de ferro fundido em temperaturas mais elevadas, obtidas em fornos de carvão soprados por foles.

Histórico





Os primeiros fundidos em ferro tinham baixíssima resistência à fratura.
Apenas mais tarde introduziu-se o carvão durante o processo de fusão, conferindo maior resistência à peça final.
No período romano, de 250 a 100 a.C., a metalurgia do ferro já era largamente conhecida e aplicada na fabricação de machados, ferramentas, charruas, canos e armamento.
O processo produtivo, entretanto, não sofreu significativa evolução ao longo dos séculos seguintes. Os fundidos

Relacionados