Fundição tupy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. FUNDIÇÃO TUPY 01
1.1 OS PRIMEIROS ANOS 01
1.2 A VISÃO EMPREENDEDORA 02
1.3 OS DIAS ATUAIS 02
1.4 CERTIFICAÇÕES 03
1.5 PROJETOS SOCIAIS 03
1.5.1 MUTIRÃO DA ALFABETIZAÇÃO 03
1.5.2 MISSÃO CRIANÇA 04
1.5.3 GINÁSTICA SOLIDÁRIA 04
1.5.4 BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS 05
1.6 CLIENTES 05
1.6.1 CLIENTES NO MERCOSUL 05
1.6.2 CLIENTES EM NAFTA 05
1.6.3 CLIENTES NA EUROPA 05
1.6.4CLIENTES NA ÁSIA 05
1.6.5 CLIENTES NA ÁFRICA 05
1.7 TECNOLOGIA 05
1.8 REAPROVEITAMENTO DA AREIA 06
1.9 PREOCUPAÇÃO COM MEIO AMBIENTE 07
2. JUSTIFICATIVA 08
3. OBJETIVOS 09
4. METODOLOGIA 10
6. REFERÊNCIAS 11


1. FUNDIÇÃO TUPY

Fundição de ferro, orientada para o desenvolvimento e a busca das melhores soluções, a TUPY é uma marca brasileira,que se tornou referência mundial em qualidade eprodutividade. Referência também em geometria de produto e tecnologia de materiais, posiciona-se
como parceira de confiança da indústria automotiva, dando-lhe suporte para fazer frente aos desafios de um mercado altamente competitivo e inovador. A matriz da TUPY fica em Joinville, onde também estão sediadas a área de Vendas e Marketing, as diversas áreas administrativas e as de Engenharia deDesenvolvimento de Produtos, Engenharia Metalúrgica e Engenharia da Qualidade. Empresa de capital aberto, genuinamente brasileira, a TUPY é conduzida por um Conselho de Administração, com titulares e suplentes que representam os principais acionistas e têm mandato de três anos, e por um Conselho Fiscal, com mandato de um ano, onde também estão representantes dos acionistas, incluindopreferencialistas. A Diretoria Executiva, por sua vez, é formada por profissionais contratados. TUPY é constituída de componentes desenvolvidos sob encomenda para o setor automotivo, que engloba caminhões, ônibus, utilitários, automóveis, tratores e outras máquinas agrícolas. São peças para sistemas de propulsão, freio, transmissão e direção, e eixo e suspensão, que suportam e absorvem todos os esforços mecânicosao longo da vida de um veículo. A TUPY também produz e comercializa conexões de ferro maleável, granalhas de ferro e aço e perfis contínuos de ferro, produtos que atendem à indústria da construção, a de mármores e granitos e a segmentos diversos da engenharia industrial, entre outros.
1.1 OS PRIMEIROS ANOS
A história da TUPY segue de perto os passos da industrialização do Brasil e da cidade deJoinville, colonizada a partir da segunda metade do século XIX por imigrantes europeus, a maioria de origem germânica. Albano Schmidt, Hermann Metz e Arno Schwarz, que fundaram a TUPY em 9 de março de 1938, descendiam desses imigrantes. Albano era um homem de negócios e os sócios, pessoas que já se dedicavam a fabricar artefatos de ferro, utilizando conhecimentos rudimentares de fundição.
Dezanos antes de a TUPY existir, Albano havia desafiado seus companheiros a “descobrir a fórmula do ferro fundido maleável”, utilizado na fabricação de conexões, então conhecidas no país apenas pela importação. Sem contar com recursos de laboratório ou de manuais que dessem algum indicativo de como chegar à fórmula dessa liga (originalmente descoberta em 1630, na Inglaterra), tudo era feito na base datentativa e erro, até que em 1937 obteve-se a composição certa. No ano seguinte, nas mesmas instalações de uma antiga oficina existente no centro da cidade, as primeiras conexões com a marca TUPY começaram a ser fabricadas. Três anos depois, já recebia o atestado de similaridade, o que significava serem semelhantes às estrangeiras.

1.2 A VISÃO EMPREENDEDORA

Enquanto as conexões ganhavammercado em todo o país e se tornavam líderes em vendas, Albano Schmidt planejava a construção do que viria a ser o parque industrial do Boa Vista, para onde a TUPY começou a se transferir em 1954. A mudança acabou dando início ao próprio bairro, hoje um dos mais populosos de Joinville, e a primeira unidade de fundição, com capacidade para três mil toneladas ao ano, logo transformou a TUPY na maior...
tracking img