Fundição em areia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOÇÕES DE METALOGRAFIA

Jaime M. de Oliveira

INTRODUÇÃO
A metalografia, um dos principais ramos da metalurgia física, estuda a constituição, a estrutura e a textura dos metais. O exame metalográfico encara o metal sob o ponto de vista de sua estrutura, procurando relacioná-la às propriedades físicas, composição, processo de fabricação, etc., de modo a poder esclarecer, ou prever seucomportamento numa determinada aplicação. A observação das estruturas metálicas sob aumentos convenientes é de importância considerável tanto para os estudantes, engenheiros, como para os pesquisadores. é necessário ressaltar que tão-somente a análise química não permite concluir sobre as propriedades mecânicas, físicas ou mesmo tecnológicas de uma liga metálica, e que a metalografia preenche, pelomenos em grande parte, essa lacuna. O conhecimento da história dos produtos fundidos, dos processos de elaboração das ligas e dos tratamentos térmicos e mecânicos a que foram submetidas serão necessário para desvendar a causa dos incidentes de fabricação e julgar as qualidades técnicas dos produtos obtidos. A metalografia é, hoje, uma arte tecno-científica de suma importância na resolução dosproblemas e da durabilidade de componentes metálicos quando submetidos às condições de serviço, que, a cada dia, tornam-se mais severas, informando a causa dos defeitos e objetivando uma melhoria tecnológica ou de desenvolvimento científico. O exame metalográfico pode ser feito à vista desarmada (exame macrográfico) ou com o auxílio de um microscópio (exame micrográfico). Esses exames são feitos emsecções do material, polidas e atacadas com reativos adequados. Em síntese, o exame metalográfico fornece dados sobre como o material ou peça foram feitos e também sobre sua homogeneidade.

ASPECTOS PRELIMINARES
Quando um material ou peça é entregue a um Laboratório de Ensaios a fim de ser examinado para esclarecer alguma questão, o encarregado de estudar o assunto precisa, antes de tomar qualquerprovidência, inteirar-se bem do que o interessado deseja e qual o fim visado. Uma vez ciente do que se trata e admitida a viabilidade do que é solicitado, o encarregado verificarão se o material trazido e as informações prestados são suficientes para poder delinear e executar o programa de ensaios que o caso requeira. Esse trabalho preliminar de obtenção de informações impõe na maioria dos casos, poisraras vezes o seu histórico é relatado espontaneamente e com clareza. Outras vezes o material é enviado ao Laboratório apenas acompanhado de um pedido para que sejam executados determinados ensaios sem maiores esclarecimentos. Se o interessado não especificar as regiões da peça onde os ensaios devem ser feitos, ou pelo menos para que fim

se destinam, o encarregado não deve dar início aqualquer ensaio, sem antes discutir o assunto com o remetente.

MACROGRAFIA
A macrografia consiste no exame do aspecto de uma peça ou amostra metálica, segundo uma seção plana devidamente polida e, em geral, atacada por um reativo apropriado. A palavra macrografia também é empregada para designar os documentos que reproduzem a macroestrutura, em tamanho natural ou aumento máximo de 10 vezes.Pelamacrografia obtémse informações de caráter geral, um aspecto de conjunto sobre a homogeneidade do material da peça, a distribuição e quantidade de certas impurezas, processos de fabricação, etc.

Preparação dos corpos de prova para macrografia
1. Escolha e localização da seção a ser estudada: Neste momento intervém o critério do operador, que serão guiados em sua escolha pela forma da peça, pelosdados que ele quer colher e por outras considerações.

Fig. 1 - Influência da posição do corte de uma porca sobre seu aspecto macrográfico. Far-se-á de preferência um corte transversal, se o objetivo é verificar: a natureza do material: aço, ferro pudlado; se a secção é inteiramente homogênea ou não; a forma e intensidade da segregação; a posição, forma e dimensões das bolhas; a forma e...
tracking img