Fundamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O serviço social como profissão situa-se no processo de reprodução das relações sócias, sendo entendido como uma atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social e difusão da ideologia da classe dominante entre a classe trabalhadora.
Os aspectos teóricos e metodológicos que deram sustentação nessa fase inicial do serviço social foi sem dúvida nenhuma, o paradigmaeuropeu, berço do cristianismo e do catolicismo.
A partir das primeiras escolas de serviço social e da institucionalização da profissão há a exigência de imprimir às ações profissionais uma maior racionalidade, bem como diferencia-las das anteriores em busca da consolidação do status quo da profissão.
Partindo do aprofundamento das bases de fundamentação teóricas, podemos situar e compreender eevolução do serviço social que veio ao longo de sua trajetória histórica preservando compromissos sociopolíticos com o conservadorismo.
Embora constituída para servir os interesses das classes produtoras, o serviço social nãos e caracterizou como uma prática de reprodução tão somente a esses interesses.

A trajetória do Serviço Social no Brasil
Na trajetória da ajuda aos necessitados, tivemos omarco do aparecimento das grandes religiões, o judaísmo, islamismo e cristianismo, como paradigmas que estabeleceram as primeiras normas e religiões que orientaram as formas mais primitivas de amparo aos necessitados e desvalidos.
Na América Latina, a realidade não foi diferente, principalmente no final do século XIX e início do século XX, quando a pobreza não podia ser mantida como a face ocultado capitalismo, a influência histórica da igreja católica e de seus documentos do magistério eclesiástico forneceram as primeiras estratégias de alívio.
O movimento mundial de ação a Igreja, que estava sendo voltado à erradicação do individualismo proveniente da economia liberal e combate ao comunismo, articula ações de apoio a situação de degradação da vida operária, procurando reconstruir asociedade. Porém, nesse processo de reconstrução, as bases fundamentais da sociedade não eram questionadas, nem tampouco as diretivas da autoridade. Assim a Igreja mantinha uma postura de lidar com os subprodutos do sistema de produção e do não questionamento das estruturas.
Em 1932 a Igreja funda organizações, diante do pensamento católico da época, a assistência passa a ser encarada não só doponto de vista material, mas também moral aos necessitados, exercida por pessoas privilegiadas, de boa vontade, com a oportunidade do exercício prático da caridade, da benesse reproduzindo a cultura do atendimento às piores situações da pobreza, consolidando sua subalternidade.
A primeira escola de Serviço Social no Brasil foi criada em São Paulo em 1936 e nasceu das ações de duas participantesassíduas do CEAS, após se prepararem na Bélgica para empreenderem ação social entre os quadros das militantes da Ação Católica. No Rio de Janeiro, a primeira Escola de Serviço Social, trouxe a influência francesa, ligadas a experiências social e cristã naquele país. Dessa forma, nesta primeira fase do Serviço Social no Brasil o que importava era a formação doutrinária e moral consolidada pelos costumeseuropeus. Os princípios ideológicas que fundamentaram a preparação dos primeiros assistentes sociais baseavam-se na reconstrução das sociedades com bases cristãs, o chamado comunitarismo cristão. Além da ligação e ação prática, o aspecto teórico também se deu atrelado à sustentação filosófica sob os quadros católicos neotomistas.
A hegemonia dos intelectuais e teóricos do serviço social apontacomo necessidade para o surgimento dos profissionais assistentes sociais, as alterações históricas na condição de vida da população brasileira no início do século, em que o aparecimento do trabalho livre parte a sociedade em duas metades. Esses f atos vão requisitar instrumentos de auxílio à sobrevivência do novo sistema, sendo este a grande justificativa acadêmica para o surgimento da nossa...
tracking img