Fundamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social II







Professora EAD: Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Ma. Laura Marcia Rosa dos Santos









Tutora Presencial: Rosilene Aparecida Lopes







POLO 7284 – Americana/SP

Agda Cristina Demarchi RA: 328233

Ana Maria de Souza Oliveira RA: 301866

Maria Alexandra V.Alexandrino RA: 285775

Samira Ventura Meneghelo RA: 285782

Silvanira Pereira Sampaio RA: 333781

SUMÁRIO




Movimento de Reconstituição e Seminário de Metodologia do Serviço Social ................................................................................................... 03
Positivismo ...............................................................................05Fenomenologia ........................................................................06
Dialética ...................................................................................07
Conclusão ................................................................................08
Bibliografia .............................................................................09


















MOVIMENTO DERECONSTITUIÇÃO E SEMINÁRIO DE METODOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL

Durante o período da Ditadura Militar, onde por consequências de muitas atrocidades e violações dos direitos humanos, a sociedade brasileira começou a sentir as consequências de tais atos, já que após o golpe de 64, o serviço social ficou limitado, precisando então de uma reformulação que tivesse mais eficácia e com ideias mais modernizadoras.Nessa época, os profissionais do Serviço Social, não só do Brasil, mas também de quase toda América Latina, perceberam que esta profissão necessitava de uma reconstituição para melhor atender a essa classe.
Embora o País tenha passado por uma boa fase econômica entre 1968 a 1973, os chamados “Anos do Chumbo,” no governo do então general Médici, onde a economia do Brasil crescera até 12% ao ano,todo esse aparato não era sentido pela classe popular, que continuava vendendo sua força de trabalho e sendo explorada, pois os salários continuavam baixos e a miséria crescia cada vez mais no país, piorando ainda mais com o fim desse chamado “milagre econômico” em 1973.
A Reconstituição do Serviço Social na América Latina se deu durante a Ditadura Militar, quando profissionais desta áreainsatisfeitos com suas limitações, resolveram apostar numa mudança social que tivesse mais conscientização da exploração da classe menos favorecida. O Movimento de Reconstituição teve o marco inicial em 1965 quando o Brasil juntamente com a Argentina, o Chile e o Uruguai protagonizaram o Seminário Regional Latino-Americano de Serviço Social em cada País, no Brasil, aconteceu na cidade de Porto Alegre. Aposessa reconstituição regional, foi o momento da Reconstituição do Serviço Social no Brasil, tendo como renovação três importantes pontos de norteamento, que são:
-Perspectiva modernizadora, onde o profissional procura utilizar os métodos científicos das ciências para analisar a sociedade.
_Perspectiva de reatualização do conservadorismo, onde o profissional usa a linguagem como instrumento detrabalho.
--Perspectiva de ruptura, onde os assistentes sociais procuram atender a classe operária sem a interferência da classe dominante.
O Assistente Social é um profissional dotado de uma eficiência modernizadora capaz de planejar, coordenar e administrar, sendo assim, ele precisava buscar um novo perfil profissional em que lhe possibilitasse tais aptidões, por isso foi necessário à realização deseminários que trataram da Teorização do Serviço Social, que foram o de Araxá 19 a 26/03/1967, Teresópolis 10 a 17/01/1970 e Sumaré e Alto da Boa Vista 20 a 24/11/1978, esses documentos são marcos históricos do Serviço Social. Esses seminários tinham por finalidade o estudo do Serviço Social nos seus aspectos teóricos e práticos para avaliar o processo de fomentação em que esses profissionais...
tracking img