Fundamentos e metodologias para o ensino de geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho da diciplina de Fundamentos e metodologias para o ensino de geografia

Utilização do “mapa mental” para o ensino da Geografia.

A Geografia é a ciência que estuda o espaço produzido através da relação entre o homem e o meio. É uma palavra de origem grega que significa: Escrita da Terra (geo – Terra/ grafia – escrita).
Essa área do conhecimento temcomo objeto de estudo nosso próprio planeta enquanto morada da humanidade. Ela enfoca a organização da sociedade e suas relações com o espaço físico e os diversos aspectos da natureza e da paisagem.
De forma geral, o ensino de Geografia no Ensino Fundamental pode levar os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente epropositiva.
O termo Gografia surge com o pensamento grego na Antiguidade Clássica. Naquele contexto, o termo referia-se ao estudo da Terra sob duas perspectivas: a medição do espaçoea discusão sobre a forma do planeta;e a descrição dos lugares.
O conceito de Geografia, bem como, seu objeto de estudo sofreram muitas alterações no decorrer de sua existência como ciência.
Históricamente, a Geografiaabordou assuntos diversificados relacionados à Terra, que iam desde aspectos do meio físico como solo, a vegetação e o clima entre outros até aos relacionadosà população, entre elas a economia, a demografia e as migrações.O estudo dos primeiros denominava-se Geografia Física enquanto os demais Geografia Humana. Essas “geografias” eram estudadas separadamente e na ordem descrita acima.
Hoje,pós-decadência das experiências socialistas, a Geografia busca novas formas de análise do espaço considerado com mais ênfase a interrelação entre os aspectos físicos do planeta e a sociedade humana, talves no encalço de um paradgma ambiental. Surgem novos olhares, resgatam olhares passados.
O ensino de forma geral tem enfrentado inumeros problemas ao tentar acompanhar o ritmo frenético do mundo, em especial,a velocidade e a quantidade das informações que vão e vêm em todos os lugares do mundo.
Qual seria a finalidade de ensinar Geografia hoje?
De acordo com Cavalcanti (2002), uma das finalidade é formar modos de pensar geograficos. Isso é possivél levando as pessoas à convivência da espacialidade dos fênomenos que elas vivênciam de forma direta, ou por meio de informações que lhes chegam. Essaconvivência permite um raciociínio spacal nas práticas sociais cotidianas. A escola deve então trabalhar a espacialidade da vida cotidiana mas sem esquecer do espaço geográfico mundial ou global que exige a compreensão de elementos mais genéricos.
Para o ensino de geográfia na séries iniciais, os PCNs destacam três categorias básicas de espaço que devem ser trabalhadas: território, paisagem e delugar.
No que se refere ao ensino fundamental, é importante considerar quais são as categorias da Geografia mais adequadas para os alunos em relação à sua faixa etária, ao momento da escolaridade em que se encontram e às capacidades que se espera que eles desenvolvam. Embora o espaço geográfico deva ser o objeto central de estudo, as categorias paisagem, território e lugar devem também serabordados, principalmente nos ciclos iniciais, quando se mostram mais acessíveis aos alunos, tendo em vista suas características cognitivas e afetivas.


Em Geografia os alunos devem aprender alguns procedimentos como: a observação, o registro de informações, a descrição,a comparação, a análise, a leitura, e a confecção de mapas. Cabe ao professor propor atividades que utilizem esses procedmentos eensinar o aluno a desenvolvê-los acompanhando-o até que possa fazê-lo sozinho.
Uma forma de fazer a leitura do mundo é por meio da leitura do espaço, o qual traz em si todas as marcas da vida dos homens. Desse modo, ler o mundo vai muito além da leitura cartográfica, cujas representações refletem as realidades territoriais, por vezes distorcidas por conta das projeções cartográficas adotadas....
tracking img