Fundamentos e metodologias do ensino de natureza e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
LUCIANA PEREIRA






FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO
ENSINO DA NATUREZA E SOCIEDADE

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA
DO ENSINO DAS ARTES
(TRABALHO I MOD IV)




















Andradas
2008


LUCIANA PEREIRA










FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO
ENSINO DA NATUREZA E SOCIEDADE
FUNDAMENTOS EMETODOLOGIA
DO ENSINO DAS ARTES
(TRABALHO I MOD IV)













Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Fundamentos e Metodologias do Ensino da Natureza e Sociedade e Fundamentos e metodologias do Ensino das Artes].

Orientador: Prof. Laura Célia Sant’Ana Cabral Cava e Prof.Fábio Goulart de Andrade

TutoraEletrônica: Ana Claudia k.de Paula
Tutor(a) de Sala: Renata Monteiro de Carvalho






Andradas
2008
SUMÁRIO

1- TRABALHO INTERDISCIPLINAR..................................................................4
2- REFERÊNCIAS..............................................................................................






























TRABALHOINTERDISCIPLINAR
NATUREZA E SOCIEDADE E ARTES

1. Essas obras lhe causam encantamento, estranhamento ou elas não lhe causam nenhum desses sentimentos. Relate por escrito os sentimentos que elas lhe provocam.
Elas me causam ao mesmo tempo encantamento e estranhamento. O que diferencia o pintor é a forma de composição, com imagens formando imagens e o aproveitamento de outras formas. A fantasia é umamarca presente e constante nos trabalhos do artista. As suas pinturas necessitam um exame detalhado e mostram uma capacidade criativa que impressiona, é o tipo de pintura que nos obriga a dispender um longo tempo para descobrir os detalhes ocultos atrás de cada pincelada.

2. A imagem é objeto de estudo das artes visuais, ela é composta de formas, texturas, linhas, cores dentre outros. Em cadaimagem, existem muitos tipos de linhas. Observe com atenção as duas obras de arte acima e procure alguns tipos de linhas existentes nelas.Marque com um “X” as linhas que encontrou nos dois trabalhos de Giuseppe Arcimboldo.
(X) sinuosas ( X) retas (X ) mistas (X ) quebradas
( X) paralelas (X ) diagonais (X) Curvas (X ) tracejadas

3. Que tipo de textura você imaginapara essas duas obras.
(X ) ásperas ( ) lisas (X ) enrugadas ( ) macias

4. Sendo a imagem tudo que se vê e objeto de estudo das artes visuais, para representá-la podemos utilizar algumas linguagens artísticas como: desenho, pintura, escultura, modelagem, colagem, gravura, imagem televisiva, cinematográfica, fotográfica, histórias em quadrinhos dentre outros. A partir das imagens,dessas duas obras de arte de Arcimboldo, pense, planeje e relate por escrito, uma atividade de artes visuais, para propor a crianças, de 4 a 6 anos, de educação infantil. A atividade deverá ter como referência uma ou as duas obras acima, de Arcimboldo e poderá ser de qualquer linguagem das artes visuais.
Eu iria propor às crianças que trouxessem frutas variadas. Trabalharia a importância nutricionaldas frutas numa linguagem acessível à idade. Logo após aplicando a linguagem das artes visuais no campo das esculturas iria propor que montassem esculturas com duas ou mais frutas diferentes e que dessem nomes a elas. Ex: Banana e mamão (cortaria as frutas ao meio e deixaria que montassem uma escultura das duas). Depois perguntaria: Que nome poderíamos dar a essa fruta que construímos? Pode serbamão! E logo após dado o exemplo deixaria surgir outras junções feitas pelas crianças com outras frutas. Pra concluir faríamos uma salada de frutas.
Obs: Muitas outras atividades interdisciplinares poderiam ser aplicadas nessa aula (matemática, linguagem oral e escrita e etc.). Essa atividade que relatei poderia ser feita com massinha, desenho, pintura, colagem, etc.

5. Diversas pesquisas...
tracking img