Etapa 2
A proposta do Ministério da Educação (MEC) é a implantação do Ensino Fundamental de nove anos. O programa prevê que aos seis anos de idade a criança esteja no 1º ano do ensino fundamental etermine esta primeira fase, o 9º ano aos 14 anos de idade. A ampliação do Ensino Fundamental começou a ser discutida no Brasil em 2003 e a ser implementada a partir de 2004, o que provocou discursõesna área da educação.
A implantação do Ensino Fundamental de nove anos, pela inclusão das crianças de seis anos de idade, tem duas intensões, que é oferecer maiores oportunidades de aprendizagem noperíodo da escolarização obrigatória e assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade. Ainda como proposta doMinistério da Educação (MEC) é assegurar que todas as crianças passem mais tempo no ambiente escolar e proporcionar uma educação de qualidade.
Com relação a esse assunto vale considerar algumas vantagens edesvantagens, devido opiniões de alguns profissionais da educação. Como vantagens destacam-se o oferecimento de maiores oportunidades de aprendizagem no período de escolarização obrigatória, aumentodo número de crianças incluídas no sistema de educação beneficiando os setores populares, uma escolarização mais construtiva, uma contribuição para mudanças na estrutura e na cultura escolar, concebenova estrutura de organização dos conteúdos considerando o perfil dos alunos.
Pode ser considerada uma desvantagem se for comparado que o Ensino Fundamental é metodológico, a obediência e o silenciosão meios considerados fundamentais para o desenvolvimento do trabalho, e a disposições das carteiras, em que a criança, senta atrás da outra. O ritmo é bem diferente da Educação infantil. A questão éque a criança pode levar ao fracasso escolar.
Outra questão a se considerar é que a criança de seis anos aprende por meio da fantasia, da imaginação, das brincadeiras, dos jogos, de forma lúdica.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). Fundamentos e metodologia de historia e geografia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fundamentos-e-Metodologia-De-Historia-e/878758.html

MLA

"Fundamentos e metodologia de historia e geografia" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fundamentos-e-Metodologia-De-Historia-e/878758.html>.

MLA 7

"Fundamentos e metodologia de historia e geografia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fundamentos-e-Metodologia-De-Historia-e/878758.html>.

CHICAGO

"Fundamentos e metodologia de historia e geografia." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fundamentos-e-Metodologia-De-Historia-e/878758.html.