Fundamentos e estratégias para o ensino de português

Páginas: 5 (1069 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
[pic]

FUNDAMENTOS E ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE PORTUGUÊS

PORTO SEGURO

Setembro - 2011

FUNDAMENTOS E ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE PORTUGUÊS

Trabalho apresentado ao Professor Antonio Carlos de Almeida Gouveia disciplinafundamentos e estratégias do ensino de português do curso de Pedagogia.

UNIFACS
Porto Seguro – 21/09

QUESTÃO 1 [4.0] – Leia o trecho abaixo e, em seguida, realize o que se pede:

|Para aprender a ler e a escrever é preciso apropriar-se desse conhecimento, através da reconstrução do modo como ele|
|é produzido. Isto é, é precisoreinventar a escrita. Os caminhos dessa reconstrução são os mesmos para todas as |
|crianças, de qualquer classe social. (Emília Ferreiro). |

a) Por que a escrita é considerada um sistema de representação e não um processo de codificação? Exemplifique.

Partindo da idéia de que a escrita não é apenas a transcrição de sonsem letras, uma técnica adotada para tal, pois assim seria considerada codificação. Porém devemos entender que a escrita é um processo que a criança passa na representação da língua, pois na representação o objeto real ou ideal existente em elementos codificados, mantém ou não uma relação com o objeto representado. No caso de codificação, tanto os elementos como as relações já estãopredeterminados, já no sistema de representação nem os elementos nem as relações estão predeterminadas, logo se converte na apropriação de um novo objeto de conhecimento, ou seja, em uma aprendizagem conceitual.

b) Caracterize os cinco níveis pelos quais a criança passa no processo de aquisição da escrita de acordo com Ferreiro e Teberosky (1985), explicitando-os.

Nível 1 – Realismo Nominal:Nesse nível para a criança, escrever significa fazer os traços, rabiscos que a criança identifica como escrita, a quantidade de rabiscos os símbolos é representado de acordo com o tamanho do objeto e não com a quantidade de letras que se realmente escreve determinado objeto.

Nível 2 – Pré-silábico: Caminhando para a representação da língua, período em que a criança percebe que existe outrasmarcas para representar a escrita e utiliza rabiscos, números e até letras. Quando se mostra um objeto e pede para que essa criança o represente, ela irá fazer o desenho do objeto e não tentar escrever seu nome. Nessa fase é utilizado critérios quantitativos, que se refere a quantidade de letras, mínimo 3 e máximo 7 letras, e qualitativos que faz com que a criança use os mesmos símbolos, e letraspara identificar objetos distintos, mudando somente a posição e direcionamento desses sinais.

Nível 3 – Silábico: Nessa fase a criança já percebe que a escrita pode representar sons da fala, e não representa mais o objeto e sim a letra. Associa a partir daí que cada sílaba é representada por uma letra. Escrevem geralmente as vogais para representar as palavras, já que as mesmas remetem osom das palavras.

No período de transição do nível 2 para o nível 3, a criança que acredita que uma palavra é constituída por 3 letras ou mais, se contradiz pois representa algumas com a vogal predominante, ou inicial dessa palavra e acrescenta outras letras.

Nível 4 – Silábico-alfabético: Nessa fase a criança descobre que uma letra sozinha não representa uma sílaba. Assim acriança começa a acrescentar mais letras aleatoriamente. O fato de conhecer seu próprio nome, o nome dos pais, e alguns familiares vai ajudá-la na aquisição da escrita.

Nível 5 – Nível alfabético: A criança passa a fazer a representação de cada fonema com o signo gráfico correspondente buscando seguir o padrão silábico consoante seguido de vogal. As demais habilidades adquiridas na escrita,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrategias de portugues
  • Fundamentos da estratégia
  • Estrategia de ensino
  • fundamentos do portugues
  • Estratégias de ensino
  • Estratégias de ensino
  • O ensino de português
  • Ensino de português no ensino médio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!