Fundamentos teóricos plano inclinado - Fisexp

358 palavras 2 páginas
Fundamentos Teóricos:
O plano inclinado é um exemplo de máquina simples. Como o nome sugere, trata-se de uma superfície plana cujos pontos de início e fim estão a alturas diferentes. Ao mover um objeto sobre um plano inclinado em vez de movê-lo sobre um plano completamente vertical, o total de força F a ser aplicada é reduzido, ao custo de um aumento na distância pela qual o objeto tem de ser deslocado. Ao analisarmos as forças que atuam sobre um corpo em um plano inclinado, temos:

A força Peso é causada pela aceleração da gravidade, que tem origem no centro da Terra, logo a força Peso tem sempre direção vertical. Já a força Normal é a força de reação, e tem origem na superfície onde o movimento ocorre. A força Normal será igual à decomposição da força Peso no eixo y; a decomposição da força Peso no eixo x será a responsável pelo deslocamento do bloco; o ângulo formado entre a força Peso e a sua decomposição no eixo y, será igual ao ângulo formado entre o plano e a horizontal; e se houver força de atrito, esta se oporá ao movimento, neste caso, apontará para cima.
Força de atrito é a força natural que atua sobre os corpos quando estes estão em contato com outros corpos e sofrem a ação de uma força que tende a colocá-lo em movimento, e ela é sempre contrária ao movimento ou à tendência de movimento. A força de atrito aparece em razão das rugosidades existentes nas superfícies dos corpos. O atrito depende da força normal entre o objeto e a superfície de apoio. Matematicamente podemos calcular a força de atrito a partir da seguinte equação:
Fat = μ.N
Onde o μ é chamado de coeficiente de atrito.
Chama-se força de atrito estático a força que se opõe ao início do movimento entre as superfícies. (Fate = μe.N)

Relacionados