Fundamentos Teoricos e Metodologicos para o Ensino da Histpria

1207 palavras 5 páginas
INSTITUTO COIMBRA
CURSO: Pedagogia
Módulo: 4º
Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino da História

PORTFÓLIO

MARCOS HENRIQUE BORGES TEIXEIRA

Julho/2015

INSTITUTO COIMBRA
CURSO: Pedagogia
MÓDULO: 4º

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E
METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DA HISTÓRIA

MARCOS HENRIQUE BORGES TEIXEIRA

Julho/2015

O objetivo do guia é contribuir para a formação do professor de Pedagogia, para sua prática docente no ensino fundamental, nas séries iniciais, no campo específico do ensino de História. Entre suas contribuições, destacam-se:
 Em lugar de trabalhar o conhecimento histórico como uma verdade única, acabada, eterna, sugere-se trabalhar com a ideia de que o conhecimento histórico é algo construído, periodicamente renovado, e por isso provisório.
O professor deve levar os alunos a perceberem que a História não é uma lenda, uma invenção, uma ficção, mas um conhecimento que é construído e que se renova constantemente, que passa por alterações conforme as perguntas que são lançadas ao passado, conforme os documentos que são levados em conta para sua escrita, conforme as diversas interpretações do historiador.
 Uma das definições mais comuns apresenta a História como sendo o estudo do passado. Porém, a história se ocupa do tempo, em todos os desenvolvimentos (passado, presente, futuro) e com todos os entrelaçamentos que ele comporta. Se for correto que os estudos históricos buscam no passado, remoto ou próximo, fatos, ações, dados, informações que constituem matérias para suas elaborações, é o presente que fornece os conceitos, categorias, critérios e, sobretudo problemas, a partir dos quais e por causa dos quais os elementos do passado são buscados e analisados. O futuro, para a história como qualquer outro estudo, fornece indagações, preocupações, expectativas... esperanças. Portanto, passado, presente e futuro são três categorias temporais necessárias ao estudo da história.
 O processo histórico, ao contrário do tempo físico,

Relacionados

  • Assistente social
    65218 palavras | 261 páginas