Fundamentos teoricos e metodologicos de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho nos auxiliará na alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental, além disso, contribuirá para que as mesmas tenham uma alfabetização mais dinâmica e prazerosa através de jogos individuais ou coletivos, sendo assim, trazendo-as com mais interesse para a sala de aula.

























Métodos Existentes para o trabalhoda alfabetização e letramento.

Existem três métodos para nos auxiliar na alfabetização e letramento que são os métodos sintético, analíticos e mistos.
No método sintético trabalharemos letra por letra, depois as formações de sílabas, palavras, pequenas frases, até chegar nos textos, ou seja, das partes para o todo.
No método analítico trabalharemos primeiro pequenos textos ou poesias,extraindo destes textos pequenas frases, palavras, sílabas até chegar nas letras em si, ou seja, trabalhando do todo para as partes.Este é o método que mais aproxima do construtivismo.
No método misto podemos trabalhar tanto o método sintético quanto o método analítico com as crianças.

Por que o método analítico é o que mais aproxima do construtivismo?

Este método é o que mais aproxima doconstrutivismo, porque é significativo, faz parte da realidade das crianças, e as mesma tem participação ativa nas atividades; Podemos escolher o tema que vamos trabalhar e também fazer que os alunos pesquisem figuras, textos, palavras, trabalhando assim o concreto, o possível com eles.

“O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, apesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. Rejeita a apresentação de conhecimentos prontos ao estudante, como um prato feito e utiliza de modo inovador técnicas tradicionais como por exemplo, a memorização. Daí o termo construtivismo, pelo qual se procura indicar que uma pessoa aprende melhor quando toma parte de forma direta na construção doconhecimento que adquire. O construtivismo enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas sim como um trampolim na rota da aprendizagem. O construtivismo condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.” TATIANA SIBOVITZ


Para este trabalho escolhemos o método analíticoporque podemos trabalhar através de jogos, brincadeiras diversas, poesias e outros, abrangendo assim diversas formas de ensinar sempre dentro da realidade de cada criança, fazendo com que as mesmas se expressem de forma individual.
De acordo com Emília Ferrero, Tatiana Sibovitz destaca:

“A pesquisadora constatou uma seqüência lógica básica na faixa de 04 a 06 anos. Na primeira fase apré-silábica, a criança não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada e se agarra a uma letra mais simpática para escrever .Por exemplo, pode escrever Marcelo como MMMMMMMouAAAAAAAA. Na fase seguinte, a silábica, já interpreta a letra à sua maneira, atribuindo valor silábico a cada uma (para ela, COM pode ser a grafia de Mar-ce-lo, em que M =mar, C = ce, O = lo). Um degrau acima, já na fasesilábico alfabético, mistura à lógica da fase anterior com a identificação de algumas silabas propriamente ditas. Por fim, na última fase a alfabética, passa a dominar plenamente o valor das letras e sílabas”. TATIANA SIBOVITZ




























Plano de Aula

Tema: Alfabetizando através de jogos

Objetivo: Fazer com que a criança se familiarize com as letrasdo alfabeto e também diferenciando as vogais das consoantes para que isso inicie o processo de alfabetização promovendo assim a construção de palavras.

Material: 1º,jogo da memória feito com cartolina impressos de desenhos de animais com seus devidos nomes e papel contat, 2º,jogo do alfabeto móvel também é feito com cartolina letras impressas do alfabeto e figuras com seus devidos nomes,...
tracking img