Fundamentos teoricos emetodologicos do ensino da lingua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LETRAS

CLÉLIA MARIZA WYZYKOWSKI

atividade de avaliação- 5º semestre

INDIVIDUAL

São Luiz Gonzaga
2011

CLELIA MARIZA WYZYKOWSKI

TRABALHO DE PORTIFÓLIO
LITERATURA PORTUGUESA I, CULTURA E SOCIEDADE, LINGUA PORTUGUESA: MORFOSSINTAXE III, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM LINGUA PORTUGUESAV E LITERATURA BRASILEIRA I.Trabalho apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de: Literatura portuguesa I, cultura e sociedade, lingua portuguesa: morfossintaxe III, leitura e produção de texto em lingua portuguesaV e literatura brasileira I.

Orientador: Professores: Anderson Teixeira, Okçana Battini,Lilian Salete AlonsoMoreira Lima, Eliza Nantes e Alexandre Vilas Boas.

São Luiz Gonzaga

2011.

INTRODUÇÃO.

O presente trabalho tem como objetivo observar as produções de textos elaboradas durante o estágio de regência na turma da 8ª série (EJA), no qual foram escolhidas três produções e também foram feitas as refacções dos mesmos. No primeiro momento serãoanalizadas as produções, o tipo de texto, a intenção de escrever, o uso correto da gramática, a linguagem usada, qual o objetivo do aluno; e na refacção será elaborado um novo texto seguindo as correções.  Ensinar os alunos é pôr em prática a linguagem, formando cidadãos leitores e escritores de uma cultura em que a escrita é predominante, o contexto de produção dos textos, as diferentes situações decomunicação, os gêneros, a intenção de quem o produz e a interpretação de quem o recebe. Portanto, mais do que ensinar os elementos e as normas que compõem a Língua Portuguesa, precisamos ensinar as Práticas de Linguagem que vivenciamos em nossa língua materna.O desafio é formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam ‘decifrar’ o sistema de escrita.
Uma questãoimportante durante a elaboração de uma redação é você conhecer sobre o assunto abordado, por isso é importante manter-se bem informado para que suas informações não sejam transmitidas de forma confusa.
Algo indispensável numa redação são as regras gramaticais que fazem toda a diferença, saber ordenar as informações sobre o que se está escrevendo é fundamental para que seu texto saia bem elaborado.Para fazer a análise destas produções, teremos três textos dos alunos A, B, C. O tema das redações foi livre, cada qual escolheu um assunto e elaborou sua produção textual.

TEXTO 01-ALUNO A.
=
“Em um acidente de trânsito um carro atropelou um jovem chamado juliano com 19 anos ?que andava de bicicleta pelo acostamento.
O motorista do carro fugiu sem prestar socorro outros carros que viam? logoatras pararam ○e levaram o jovem para o hospital, no dia 23 de março deu alta? e ficou fazendo o tratamento de recuperação.
O motorista foi localizado alguns dias depois e sendo responsabilizado por todas as despezas , do medicamento e do tratamento de recuperação. Além de ter pago uma indenização ◊pois o acidente provocou ○cecuelas na cerebro.
Hoje o jovem esta recuperado e leva uma vida normal,ao lado de sua familia e amigos e pode realizar suas atividades○ normalmente.
Conclusão: nunca devemos esquecer de ajudar o próximo.”

TEXTO 02- ALUNO B.
“Um amor doentiu.”
“ Um certo dia◊ em uma pequena cidade no interior de São Paulo morava uma moça chamada Josiele◊ moça direita ◊muito querida pela vizinhança ◊com 14 anos de idade ◊morava juntamente com seus pais.
E morava perto de suacasa um jovem chamado Daniel ele era apaixonado por ela só que ela não queria nada? com ele e ele não aceitava insistia muito.
Um dia ela vinha voltando da escola, feliz por mais um dia de aula não imaginava o que esperava.
Daniel estava esperando no ponto de onibus◊ onde ela costumava descer◊ ele pegou há? e levou para um lugar distante e sem pensar? atirou em Josiele e a matou.
O amor...
tracking img