Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de ciências ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1324 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS-FINOM

PORTFÓLIO DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS II

Abelita da Silva Oliveira

PARACATU/MG
SETEMBRO/2011
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS-FINOM

PORTFÓLIO DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS II

Abelita da Silva Oliveira

Portfólio apresentado ao curso dePedagogia EaD da Faculdade do Noroeste de Minas – FINON, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências II.

Prof.: Esp. Márcia Carvalho dos Santos.

Unidade Autônoma de Estudo: Ped-030.

PARACATU/MG
SETEMBRO/2011

Introdução

O presente guia tangeem abordar: a metodologia, fundamentos, teoria e prática para o ensino de ciências; métodos para auxiliar o professor a ministrar aulas com uma abordagem real, experiências laboratoriais a serem usadas nas séries iniciais, textos que auxilie a prática pedagógica. Na disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências II, ministrada pela professora conteudista Esp. MárciaCarvalho dos Santos. O guia foi produzido e organizado pelos professores Magda Maria Pereira & Marcos Leandro Pereira e foi dividido em quatro unidades. Ao final de cada uma delas, há atividades complementares pertinentes à temática abordada, entretanto, senti a necessidade de aumentar o volume de textos de apoio, para enriquecer ainda mais o estudo em questão.
Esse trabalho tem porfinalidade analisar conhecimentos, atividades pedagógicas que possam auxiliar o professor cotidianamente na prática do ensino de ciências na educação infantil e séries iniciais.

Desenvolvimento

O ensino de ciências é alvo de intenso debate há pelo menos 30 anos, colocando em evidência suas interfaces com a psicologia do desenvolvimento, com a pedagogia, com a sociologia, com a economia, etc.Nos últimos anos tem ganhado crescente importância a relação da Metodologia de Ensino de Ciências com as concepções que os alunos têm a respeito dos conceitos científicos (ver, por exemplo, Driver, 1985) e suas repercussões na formulação curricular. Da mesma forma, a história da ciência vem adquirindo relevância para a Metodologia de Ensino (ver, por exemplo, Mattews, 1989). No entanto,até há bem pouco tempo, o ensino de ciências era visto primordialmente como parte obrigatória em planos de reformulação econômica e social, dada a sua inter-relação com o desenvolvimento das forças produtivas.

É fato que a formação dos professores constitui um fator de grande relevância do quadro de problemas percebidos no ensino de Ciências. Sabe-se que o professor termina ocurso de Magistério e a licenciatura em Pedagogia, geralmente sem a formação adequada para ensinar Ciências Naturais (DUCATTI-SILVA, 2005).

Nesse sentido, o ensino de Ciências para as primeiras séries do Ensino Fundamental possui algumas peculiaridades quando comparada ao das séries subseqüentes. Sua principal característica é o fato de ser praticada por um professor polivalente, emgeral responsável também pelo ensino de outras disciplinas.
Em uma breve retrospectiva histórica acerca do ensino de Ciências para as séries iniciais Hamburger (2007) relata que no antigo Grupo Escolar as professoras (a grande maioria mulheres), eram formadas nas Escolas Normais. A formação em Ciências era bastante deficitária e, dessa forma, pouco ensinavam essa disciplina. Em 1961 foiaprovada a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 4024/61) e algum tempo depois foram estabelecidos, pelo Conselho Federal de Educação, os “currículos mínimos” para as licenciaturas. Dez anos depois, com a promulgação da lei 5692/71, foi editada nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e o tradicional Curso Normal, para formação docente para o então chamado Primário, foi...
tracking img