Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de historia ii.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O presente portfólio tem como objetivo relatar o processo de aprendizagem em relação ao estudo de fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de historia II Ministrado no 4º período do 2 ºsemestre do curso de pedagogia pelo professor conteudista, Ms.Magda Maria Pereira que foi responsável também pela organização do guia de estudos.O guia foi dividido emIV unidades , no estudo do guia esta tudo muito bem explicado e organizado, Para entender a história da educação o guia acrescenta alguns elementos nessa discursão, mostrando que a prática educacional é constante e que a educação escolar não é so um valor social , a importância de aprender história, e não decorar, uma boa história uma aula bem dado serve para toda vida. Estudamos o passado paraentendermos o presente. A leitura do guia oferece, aos que se iniciam ou mesmo aos que já têm algum andar pela senda da história da educação, uma excelente visão panorâmica do campo e, particularmente, de seus problemas epistemológicos.

Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino de historia II.
Estudar o passado pode ser muito agradável e útil, principalmentese pudermos evitar de cometer os mesmos erros de nossos ancestrais. Aprender com a experiência alheia é valioso. Podemos analisar os eventos históricos, mas sem aquela preocupação de memorizá-los. A historia fica em nossa mente tudo que lemos que é interessante para nossa vida fica pra sempre, agente conhece a Historia do Brasil antepassado do o que aconteceu antes dos nossos familiares virem aomundo.Na escola em que meu filho estuda foi feito um trabalho de integração entre pais comunidade e alunos,o tema era dividir em grupos pessoas de uma mesma cidade de Brasília,que tenha chegado aqui no inicio e cada grupo contar como e apartir de que tudo começou , utilizando desde canções, lendas, pinturas, esculturas, fotografias, filmes, poesia, arquitetura, e roupas de época ,foi um trabalhoincrível teve alunos que descobriu que seus avós participaram da construção de Brasília,teve alunos que viu fotos dos seus antepassados com JK,com pessoas que fizeram parte da historia de Brasília,a professora transformou o estudo em algo muito agradável e de grande valor
Pois todos os alunos conheceram as historia de suas vidas, e aprenderam que História é a ciência que estuda a vidahumana através do tempo: estuda o que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto seres sociais e o processo de transformação onde todos os homens são agentes das constantes mudanças que ocorrem.os alunos ficaram encantados e uma aula que teria durabilidade de três horas durou quase seis e com milhares de perguntas sem respostas como diria um grande historiador “ a semente está plantada etende fé com perseverança, é só uma questão de tempo a coleta dos frutos.”(Thomas carlyle)
Todo ser humano, de uma forma ou de outra, lida com o passado para situar-se em seu espaço de identidade e no mundo em que vive Ao buscar estabelecer os fatores explicativos confiáveis da ação humana no passado, a História ganhou reconhecimento entre as chamadas Ciências Humanas e Sociais.Aprendemos que todas as pessoas que fazem parte de uma sociedade – crianças, jovens, adultos, mulheres, homens, pobres, ricos - constroem a História.
Quando convivemos com a família e com os grupos sociais, quando tomamos decisões, acreditamos em algo, participamos da história. Por isso, somos chamados de sujeitos históricos. Aqueles alunos aprenderam que de certa forma todos eles fazemparte da historia do local onde vivem. O professor como um formador de opinião deve ter sempre em mente que cidadão quer formar, por isso, não há como fugir das questões: Como fazer? Por que fazer? O significado da profissão de professor engloba o fazer, o pensar e o declarar sobre o que se faz. Sendo assim, conforme afirma Romanowsky (2008),
Minha irmã caçula tinha, na...
tracking img