Fundamentos teóricos da metodologia para o ensino da história

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1047 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
FINOM

PORTFÓLIO FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA METODOLOGIA PARA O ENSINO DA HISTÓRIA

Paracatu-MG
Maio/2011
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
FINOM

PORTFÓLIO FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA METODOLOGIA PARA O ENSINO DA HISTÓRIA

Portfólio apresentado ao curso de Pedagogia – EaD da Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, como requisito parcial para aprovação nadisciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História .

Profª. Orientadora: Magda Maria Pereira

Paracatu-MG
Maio/2011


INTRODUÇÃO

O aprendizado é feito em todos os dias de nossas vidas e enriquecido de maneira mais ampla em ambiente escolar. Assim, com esse curso que estou fazendo, a cada página que leio sinto meu conceito de mundo se aprimorar, sempre em novasdescobertas.
O Guia de Estudo organizado pela Profª. Magda Maria Pereira busca esclarecer de uma maneira bem objetiva todo o processo necessário para um bom desempenho em nossa profissão. Já no Sumário vemos tópicos de suma importância para nosso desenvolvimentos, tais como a motivação do aluno e experiências de outros professores.
Assim como qualquer outra atividade que requer empenho e demora na suaconclusão, sei que ao final desse curso poderei saborear o doce de mais uma importante vitória em minha vida.


METODOLOGIA DE ENSINO:
Trabalhar a História na perspectiva da Educação Histórica

A pluralidade cultural, como tema transversal, não esgota no ensino de História. Mas, pode e deve estar presente em todas as disciplinas. Não importa a área de atuação, o melhor professor é sempreaquele que consegue efetivamente operar a mediação entre os conteúdos.
“Motivação é interesse e vigor físico para alcançar um objetivo ou fazer alguma coisa. Para estudar e entender a motivação dos alunos, devemos descobrir o que os motiva.” (p. 70)

O desenvolvimento de atitudes positivas em face de aprendizagem em História pode depender da maneira como encaramos essa mesma aprendizagem. Setrabalharmos a História como mera reprodução da informação, ela poderá, quanto muito, dar uma noção dos diferentes tipos de democracia que se foram construindo ao longo dos tempos, podendo levar a conclusão que, face a essa evolução, existem hoje diversas sociedades onde os valores democráticos são ou não respeitados. Esta noção das diferenças pode dar aos alunos a possibilidade de, eventualmente,construírem valores de tolerância e de participação. Mas podemos fazer mais!
Todos os que trabalhamos com História sabemos que há mais na História do que o conhecimento de fatos passados, mas nem sempre há concordância sobre o que esse “mais” poderá ser.
“Os livros didáticos de História (...) define-se por conteúdos que, em várias disciplinas, veiculam uma visão de mundo favorável às classedominantes, (...) procuram ainda construir uma memória oficial, onde têm vez os ‘grandes homens’ das classe dominantes, o nacionalismo, onde os conflitos sociais são omitidos ou atenuados. “(p. 109)

Trabalhar a História na perspectiva da educação histórica pressupõe o desenvolvimento de competências que são fundamentais para a construção de uma cidadania esclarecida. Hoje em dia, qualquer indivíduo,numa sociedade aberta e plural como a que vivemos, precisa saber fazer escolhas, de ser capaz de selecionar e organizar informação, deve possuir capacidades de análise, de crítica, de argumentação.
E é aqui que esta perspectiva de educação histórica assume um papel fundamental: a capacidade de trabalhar as fontes, de compreender as diferenças e as semelhanças entre essas fontes, de interpretar ejustificar diferentes pontos de vista contribui para o desenvolvimento cultural e científico, mas também social, moral e emocional. A tarefa da História e a de nos fornecer “um sentido da nossa própria identidade”, mas de uma forma que estimule e facilite nossa cooperação com outras pessoas, com outras nações e outras culturas A reflexão sobre a educação histórica assume-se, neste início do...
tracking img