Fundamentos sociologicos da educaçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pedagogia

Fundamentos Sociológicos da Educação



Portfólio Virtual

Profa: Ma. Mariciane Mores Nunes
Belo Horizonte - MG
Data de entrega 23/11/2012


FUNDAMENTOS SOCIOLOGICOS DA EDUCAÇÃO


Introdução

A pedagogia é uma ciência ou disciplina que começou a se desenvolver no século XIX, que esta conectada com os aspectos da sociedade e também comas normas educacionais do país.
Este trabalho é de grande importância para nosso desenvolvimento, pois, através dele entendemos melhor a sociedade como um todo, como o exemplo dos aspectos sociais muitas vezes não entendido, que foi visto durante o estudo.
O objetivo desse trabalho é também procurar conhecer, compreender e comparar as idéias dos teóricos, Émile Durkheim, Pierre Bourdieu,analisando a inter-relação entre o homem, a sociedade e a educação, à luz de diferentes teorias sociológicas, bem como das práticas pedagógicas ratificadoras e transformadoras dos contextos culturais, social, político, econômico e ecológico. E juntamente, conhecer a importância e o papel que cada um dos teóricos relacionados á esse trabalho têm em função da Sociedade e da Educação. Portanto, quais assuas contribuições para o desenvolvimento da sociologia da educação e das teorias sociológicas. E analisando as reflexões sobre a relação entre herança familiar (sobretudo, cultural) e desempenho escolar.

Desenvolvimento

Educar é um desafio social e desde as antiguidades a sociedade vem de várias formas se movimentando e se transformando.
Contemporaneamente, as questões em torno da função daeducação remetem ao estudo da família, pois, cada vez mais, o senso comum atribui à escola a tarefa de educar, delegando responsabilidades aos professores que antes eram dos pais.
Talvez seja necessário fazer a sociedade entender o que é família, assim como o que é educação.
Em todas as sociedades humanas, tanto hoje como no passado, a família sempre foi a unidade central da organizaçãosocial, oscilando em tipos e formas variadas, assumindo funções sociais essenciais para a existência da vida coletiva.
O ser humano, como animal fisicamente frágil, desenvolveu a união de forças para sobrepujar a natureza. A cooperação foi essencial para a sobrevivência da espécie, transformando o homem em um ser social. A interação social, a capacidade de relacionar-se com o outro, integrarem-se aogrupo, nasceu junto com a humanização. Devemos lembrar que quando nasce, por um longo período, a criança precisa ser alimentada e protegida por um adulto. Mais tarde, quando cresce, o novo ser precisa perpetuar a espécie e reproduzir, novamente, dependendo da interação social.
Existe, em quase todas as sociedades, uma tendência para que certos aspectos do adestramento das crianças sejam assumidospor agentes externos à família, tal como a escola.

O grande problema é que o saber escolar, muitas vezes, distancia-se da realidade, impedindo a assimilação democrática do conhecimento, excluindo e limitando o acesso ao saber.
A escola é uma instituição, como tal possui normas e padrões, impostos por aqueles que controlam o sistema educacional, dentro do âmbito do fordismo, acarretando emproblemas como a questão da “violência simbólica”, discutida por Pierre Bourdieu e Émile Durkheim.
Portanto, embora a sociedade transfira, cada vez mais, responsabilidades da família para a escola, cabe lembrar que somente a primeira constitui um grupo primário.
A escola é um grupo secundário e nunca poderá substituir a família na educação das crianças.
Para Durkheim, a sua preocupação com a ordeme com a integração social é que o levava a se interessar pelos problemas da Educação, esta que estava assim envolvida em um espírito de missão. Para ele, seria a forma pela qual o indivíduo tomaria consciência da coletividade e da melhor maneira para agir em comunhão com os demais membros dessa sociedade.
Representado por Durkheim, Comte e Spencer, para o paradigma do consenso os valores em...
tracking img