Fundamentos sociologicos da educação

A Perspectiva construtivista e Histórico-cultural na educação

Um dos autores mais importantes da Psicologia da Educação é Jean Piaget, mais conhecido dos teóricos que defendem a visãointeracionista e construtivista do desenvolvimento. Nascido em Neuchâtel na Suíça em 1896. Formado em Biologia e Filosofia. Desenvolveu uma teoria chamada epistemologia genética; isto é, o desenvolvimento dacriança desde o seu nascimento.
Piaget dedicou-se para investigar cientificamente como se forma o conhecimento, considerando o estudo profundo da maneira como as crianças constroem as noçõesfundamentais do conhecimento lógico, tais como as de tempo, espaço, objeto, causalidade, poderia compreender a gênese e a evolução do conhecimento.
Para ele, a inteligência é uma estrutura biológica, que tema função de adaptar o organismo às exigências ao meio. Essa adaptação é classificada em dois processos; assimilação e acomodação.
Segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios,desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade do raciocínio é alcançada: a sensoriomotora, a pré-operatória, a operatório-concreta e a operatório-formal. O desenvolvimento humanoé cultural e social na sua origem. A linguagem para ele é importante, mas não é o suficiente para fazer a construção do desenvolvimento.
Outro autor relevante para a Psicologia é Vygotsky, nascido naRússia em 1896. Para ele o desenvolvimento intelectual da criança acontece através de processos de interação e mediação com o meio, sua principal função é a linguagem. Na teoria de Vygotsky é precisoconsiderar dois níveis de desenvolvimento: o real e o potencial. O real é a aprendizagem que já se tem um conhecimento, isto é aquilo que a pessoa já sabe, e o potencial é o que a criança ainda nãoconsegue fazer sozinha, precisa de ajuda de outra pessoa. Temos muitas zonas de desenvolvimento proximal ou potencial, referentes às áreas do nosso conhecimento, por exemplo: uma pessoa pode ter...
tracking img