Fundamentos Sociofilosóficos da Educação na Antiguidade, na Idade Média, no Renascimento e na Idade Moderna

1117 palavras 5 páginas
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UPE - VIRTUAL
CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIO-FILOSOFICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: ROBERTO JOSÉ DA SILVA

Fundamentos Sociofilosóficos da Educação na Antiguidade, na Idade Média, no Renascimento e na Idade Moderna

TERESA CAROLINA SOUZA DO NASCIMENTO DE LACERDA
NILMA MARIA MACEDO

.

Cabrobó/PE
2014.2
O Período Pré-socrático, em que o interesse filosófico é voltado para o mundo da natureza, é o primeiro período do pensamento grego que toma a denominação substancial de período naturalista, porque a nascente especulação dos filósofos é instintivamente voltada para o mundo exterior, julgando-se encontrar aí também o princípio unitário de todas as coisas; e toma, outrossim, a denominação cronológica de período pré-socrático, porque precede Sócrates e os sofistas, que marcam uma mudança e um desenvolvimento, por consequência, o começo de um novo período na história do pensamento grego. Esse primeiro período tem início do século VI a.C., e termina dois séculos depois, mais ou menos, nos fins do século V.
Os filósofos deste período preocuparam-se quase exclusivamente com os problemas cosmológicos. Estudar o mundo exterior nos elementos que o constituem, na sua origem e nas contínuas mudanças a que está sujeito, é a grande questão que dá a este período seu caráter de unidade. Pelo modo de encarar e resolver, classificam-se os filósofos que nele floresceram em quatro escolas: Escola Jônica; Escola Itálica; Escola Eleática e Escola Atomística.
Dentre os sofistas, pode-se destacar: Protágoras, Górgias, Hípias, Isócrates, Pródico, Crítias, Antifonte e Trasímaco, sendo que destes, Protágoras, Górgias e Isócrates foram os mais importantes. Estes, assim como os outros sofistas, prezavam pelo desenvolvimento do espírito crítico e pela capacidade de expressão. Uma consequência importante que se fez pelos sofistas foi a abertura da filosofia para todas as pessoas das polis

Relacionados

  • Direito autoral em meio às tecnologias digitais
    42106 palavras | 169 páginas
  • imperatriz
    50725 palavras | 203 páginas