Fundamentos socioculturais da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
ANIBAL DE CARVALHO
Curso de Pedagogia

PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM: A RELAÇÃO ENTRE GESTÃO ESCOLAR E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Débora Gomes de Souza
Érica Castro Henrique
Viviane de Fátima Camargo Ney

Poços de Caldas
2008

Débora Gomes de Souza
Érica Castro Henrique
Viviane de Fátima Camargo Ney

PRODUÇÃO DE APRENDIZAGEM:A RELAÇÃO ENTRE GESTÃO ESCOLAR E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Entrega da produção de aprendizagem sobre a relação que existe entre a gestão escolar e o trabalho pedagógico, no curso de Pedagogia, turma 2008/07, da Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter.

Gestora: Gislaine

Poços de Caldas
2008

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04
2 A RELAÇÃO ENTRE A ORGANIZAÇAO DO TRABALHOPEDAGOGICO E
A GESTÃO ESCOLAR .............................................................................................06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 16
QUESTÃO INDIVIDUAL ...........................................................................................17


1 INTRODUÇÃO

Os tópicos adotados para a produção deste documento, visão contribuir com a escola na elaboraçãoou na avaliação de seu projeto político pedagógico nos quais sugere-se a abordagem de temas básicos, inerentes ao processo educativo, que, evidentemente não se esgotam, uma vez que cabe a cada escola acrescentar ao seu projeto político pedagógico os aspectos que achar necessário.
Por vezes, essas dúvidas, são sucedidas de citações, para o aprofundamento da reflexão, para a problematização edebate com a comunidade escolar. Pretende-se, dessa forma estimular o pensamento critico e reflexivo, a fim de que as propostas feitas pela escola expressem, de fato, sua visão sobre tais questões.
Independentemente de suas modificações na história, a escola foi à instituição que a humanidade criou para socializar o saber sistematizado. Isto significa dizer que é o lugar onde, por princípio, évinculado o conhecimento que a sociedade julga necessário transmitir ás novas gerações.
À primeira vista, verificamos que, mesmo cumprindo a tarefa básica de possibilitar o acesso ao saber, sua função social apresenta variações em diferentes momentos da história, expressando diferenças entre sociedades, países, povos e regiões.
Nenhuma outra forma de organização até hoje foi capaz de substituí-la. Aescola exercia (e ainda exerce em alguns lugares), uma função excludente, ou seja, o acesso á escola era exclusivamente para os filhos das elites. Foi apenas há cerca de 200 anos, com os ideais da Revolução Francesa e da Democracia Americana, que essa situação começou a mudar no início do século XX, por volta dos anos 30. Essas revoluções em 1789 e 1799 deram fim ao Antigo Regime, onde encontramosos princípios de igualdade, fraternidade e liberdade, em torno dos quais foi concebida a idéia de uma escola para todos os cidadãos, independentemente da classe social.
O início do século XXI pôde ser conhecido como um tempo em que o sentido da palavra democracia voltou á ordem do dia. Sua importância é reconhecida por todos, embora essa palavra tenha vários significados, e os desafios paraenvolver, articular e promover a ação de pessoas nos processos democráticos de participação são semelhantes na sociedade e nas escolas.
A Rotina de um trabalho é uma atividade complexa, e os desafios individuais muitas vezes se misturam com os institucionais, quando se é um gestor escolar, e como lidar com problemas de naturezas diversas no cotidiano escolar é uma tarefa singela, pois precisamosreconhecer o conflito como algo positivo, que ajuda no crescimento do coletivo. Ao basear seu trabalho na discussão coletiva, a escola pode melhorar a qualidade dos serviços que presta á comunidade e estimular ações compartilhadas entre os seus membros, visando á realização de sua maior tarefa que é a construção do seu PPP.
O desenvolvimento de habilidades necessárias á implementação de uma gestão...
tracking img