Fundamentos sócio históricos e políticos da educação de jovens e adultos

Páginas: 2 (324 palavras) Publicado: 19 de abril de 2013
Questão dissertativa - Fundamentos Sócio Históricos e Políticos da Educação de Jovens e Adultos

Vimos durante nossas aulas os aspectos pedagógicos envolvidos nas ideias de Paulo Freire e aperspectiva de uma alfabetização política na Educação de Jovens e Adultos. Elabore um texto de 20 linhas explicitando essas ideias.



Através de comparações com profissionais de outras áreas,Paulo Freire deixa claro quais os procedimentos necessários para que o educador conclua quais saberes são pertinentes às práticas progressistas e quais são pertinentes às práticas conservadoras.
Oeducador que prima pela democracia jamais pretenderá transferir conteúdos aos educandos. Exploram profunda e metodicamente as possibilidades de se aprender criticamente. Estimulando a curiosidade doseducandos, ajudando-os a perceber a razão de ser do conteúdo apresentado e porque aprendê-lo.
O ensino não depende somente do professor, e a aprendizagem não pode ser vista como algo que éexclusivamente para o educando. Em outras palavras, Paulo Freire está dizendo que não há docência sem discência, que as duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os caracterizam, nãose reduzem à condição de objeto, um do outro. Segundo Freire o professor precisa entender que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a suaconstrução”.
A alfabetização de Jovens e Adultos proposta por Freire, procura resgatar a dignidade daqueles que não tiveram a oportunidade de estudar na infância. Sua proposta se distingue pela contundênciade sua crítica, pela sua luta inabalável contra a opressão e a dominação.
A Educação de Jovens e Adultos deve ser sempre uma educação multicultural, uma educação que desenvolva o conhecimento ea integração na diversidade cultural, uma educação para a compreensão mútua, contra a exclusão por motivos de raça, sexo, cultura ou outras formas de discriminação e, para isso, o educador deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos sócio históricos e políticos da educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos: conceito historico
  • Eja educação de jovens e adultos um breve historico
  • Aspectos históricos da educação de jovens e adultos no brasil
  • Prática pedagógica: fundamentos e metodologias na educação de jovens e adultos
  • FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • Ética
  • Ética- fundamentos sócio-históricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!