TEORIAS SOCIOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO
Teorias sociológicas da educação leva à função social da escola e sua relação com a sociedade: diferentes tendências teóricas. Dai pode-se  fazer a análise daeducação brasileira e suas implicações na sociedade, teoria e prática: alicerce para o dia-a-dia do professor.
O lugar da sociologia no quadro das ciências sociais numa perspectiva histórico-crítica é  ter aSociologia como Ciência que estuda as relações do homem com a sociedade. A educação como fenômeno social e objeto de estudo da Sociologia. As matrizes do pensamento sociológico (Marx, Weber eDurkheim) e as diferentes análises do fenômeno educacional. O estado, a estrutura social e suas relações com a educação. Os processos educacionais no Brasil e as teorias contemporâneas da sociologia daEducação. As teorias sociológicas (funcionalismo, teorias da reprodução e materialismo histórico) e suas contribuições para a interpretação dos fenômenos educacionais. A escola como espaço de construção deidentidades sociais. Os estereótipos do processo ensino-aprendizagem. Os Espaços educacionais não formais e as novas dimensões contemporâneas da educação na sociedade globalizada. Educação eCidadania: A função política e social da escola.
 Estudo das Teorias Sociológicas Clássicas - Durkheim, Weber e Marx. Todos esses autores trouxeram para a sociologia temas fundamentais para o entendimento daformação e transformação da sociedade moderna por intermédio da interpretação e visão de mundo diversas.
Sociologia da Educação  se constitui no conhecimento sociológico e sua aplicação na educação,as teorias sociológicas da educação.  É de salutar importância a sociologia da educação na formação do educador.
Sociologia da educação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A sociologia daeducação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Tanto os processos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Fundamentos sócio-antropológicos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fundamentos-S%C3%B3cio-Antropol%C3%B3gicos/75734.html

MLA

"Fundamentos sócio-antropológicos" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fundamentos-S%C3%B3cio-Antropol%C3%B3gicos/75734.html>.

MLA 7

"Fundamentos sócio-antropológicos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fundamentos-S%C3%B3cio-Antropol%C3%B3gicos/75734.html>.

CHICAGO

"Fundamentos sócio-antropológicos." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fundamentos-S%C3%B3cio-Antropol%C3%B3gicos/75734.html.