Fundamentos psicologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Com base no livro “As perspectivas construtivistas e histórico-cultural na educação escolar” (Stoltz, 2011) podemos destacar dois relevantes autores da Psicologia da Educação: Jean Piaget e Vygotsky. Ambos interacionistas, ou seja, entendem o processo do desenvolvimento como resultado do indivíduo com o meio social e cultural em que vivem.
A seguir destacaremos os princípios econcepções fundamentais desses autores e suas contribuições para o processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Para Piaget os princípios que fundamentam sua teoria são construtivismo, onde o conhecimento resulta da ação do sujeito sobre objetos do conhecimento, ou seja, o conhecimento vai sendo construído. E interacionismo, quando o conhecimento resulta de trocas realizadas pelo sujeito com omeio ou com os objetos de conhecimento (idéias, sentimentos, valores, crenças). Aqui o conhecimento se dá dessa interação, da troca entre o sujeito e o meio físico e social.
Na origem genética, Piaget aborda o processo de construção do conhecimento pelo sujeito até a idade adulta, porém seu foco principal é o desenvolvimento infantil.
O Conhecimento, não é uma cópia da realidade,nem resulta de olhar e fazer simplesmente uma cópia mental de um objeto, para ele conhecer um objeto é preciso agir sobre ele, modificá-lo, transformá-lo. Compreendendo o processo dessa transformação e assim entender a maneira como o objeto é construído. Para que um novo instrumento lógico se construa, é preciso sempre instrumentos lógicos preliminares, ou seja, o conhecimento é construídoprogressivamente por meio de ações que são interiorizadas e se transformam a partir de experiências anteriores.
Quando ensinamos, precisamos primeiro, resgatar o conhecimento que o sujeito já traz, para então, levá-lo a refletir sobre o conhecimento científico com o qual estamos trabalhando. Fazendo o sujeito interagir com o conhecimento científico, relacionado com o que sabe, percebendo o seu nãosaber e construindo uma nova compreensão.
O papel do professor é fundamental, porque ele organiza e apresenta o conhecimento mais elaborado para o aluno e com diferentes atividades envolvem problemas e desafios, contribuindo para a construção do conhecimento. Stoltz (2011) Pg 21
Quatro fatores e suas interações precisam ser levados em conta para o desenvolvimento cognitivo:Maturação (amadurecimento do sistema nervoso, condição de possibilidade de desenvolvimento, sozinha ela não é responsável pelo desenvolvimento intelectual, mas permite que ele ocorra). Experiência Ativa (são aquelas que provocam assimilação e acomodação, resultando em mudança nas estruturas ou esquemas). Interação Social (intercâmbio de idéias entre pessoas, muito importante para o desenvolvimentosocial) e Equilibração (é o processo de um novo equilíbrio a partir de uma situação de desequilíbrio cognitivo)
As etapas do desenvolvimento são: Sensório-motor (0 – 2 anos) dos reflexos inatos aos exercícios motores, a partir desses reflexos interage com o meio, desenvolvimento acelerado até dois anos. Pré-operatório (2 – 7 anos) função simbólica, representa uma coisa por meio de outra, jogode faz de conta, desenvolvimento da linguagem, egocentrismo e centralização, realismo nominal e classificação. Operatório-concreto (7 – 11 anos) começa superar o egocentrismo, início da alfabetização, mas ainda precisa de alguns objetos, desenvolvimento do pensamento lógico e concreto. E operatório-formal (11 – adulto) o conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas, o indivíduo se tornacapaz de chegar a conclusões a partir de hipóteses. É importante sempre passar por todas as etapas, podendo adiantar ou atrasar, mas nunca pular nenhuma delas.
A aprendizagem é um processo construído internamente, depende do nível de desenvolvimento do sujeito e é um processo de reorganização cognitiva. Onde os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem,...
tracking img