Fundamentos para as necessidades educativas especiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

























PORTFÓLIO


































Paulínia
2009
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA





















PORTFÓLIO








Relatório de Pesquisa apresentado comoAtividade de Portfólio das disciplinas Fundamentos para as Necessidades Educativas Especiais e Metodologia do Ensino de Educação Física, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.


Tutor Local: Aline


Centro Associado: Paulínia














Paulínia
2009Livro Fundamentos para Educação Especial

Questão 4 página 101

Frases feitas:

• Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças

• Inclusão é um processo que exige transformação

• A inclusão é o caminho, só se aprende convivendo

• Inclusão é valorizar a diversidade

• Cabe a educação especial nesse contexto valorizar as característicasindividuais de cada um.

• Cabe a educação especial nesse contexto o atendimento especializado para todos que possuem algum tipo de necessidade educacional especial.

• Cabe a educação especial nesse contexto atender alunos do ensino regular que apresenta algum tipo de necessidades educacionais especiais.

• Cabe a educação especial nesse contexto promover o desenvolvimento detais potencialidades dos educando que apresentam necessidades educacionais especiais


Após fazer as frases foram colocadas em uma urna, na qual fomos retirando uma a uma aleatoriamente, refletindo-as e argumentando sobre o que estava escrito.





















Nas frases no que diz respeito à Inclusão o grupo concorda, pois inclusão nada mais é que um processoque exige transformação tanto da parte da escola, do professor e dos colegas de sala.
Quando diz que é um privilégio em conviver com a diferença nos revela que é com outro que nos transformamos, aprendemos, porque não aprender maneiras de lidar com diversas situações. E é só incluindo que iremos aprender a conviver com o novo, e assim estamos valorizando as diferentes diversidadesexistentes.
Já em relação às frases que se referem à educação especial também concordamos com todas, pois dizem exatamente o que é a educação especial e qual seu papel na sociedade em que essas pessoas com necessidades educativas especiais estão inseridas.

Livro Fundamentos para Educação Especial

Atividade 2 página 99

De acordo com o sitewww.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm32/fisicos/texto.htm “a categoria de crianças com deficiências físicas e outros problemas de saúde refere-se a uma variedade de condições não sensoriais que afetam o bem estar da criança e que podem criar problemas de educação especial em torno da mobilidade, vitalidade física e auto - imagem. Incluídas nessa categoria ampla estão condições como más formações congênitas, epilepsia, distrofia muscular,asma febre reumática, paralisia cerebral e diabetes”.
Sendo assim vemos que essas pessoas encontram algumas barreiras em seu dia – dia, por exemplo, em andar na rua sozinha, em tomar um banho, se trocar, dessa forma precisamos de alguns cuidados, nos quais são, se a pessoa usar uma cadeira de rodas, é importante saber que para uma pessoa sentada é incomodo ficar olhando para cima por muitotempo, portanto, se a conversa for demorar mais tempo do que alguns minutos se for possível, lembre se de sentar, para que você e ela fiquem com os olhos num mesmo nível. Ao empurrar a caldeira de rodas de alguém deixe que a pessoa se sinta segura, para que assim não se torne um desconforto.
Já aos deficientes visuais referem-se a uma situação irreversível de diminuição da resposta...
tracking img