Fundamentos ontologicos barroco, pontos principais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Faremos uma análise de forma simples e direta, a pontuar os Códigos de Ética Profissional do Assistente Social, dos anos de 1947, 1965, 1975 e 1986, totalizando “quatro Códigos de Ética”, ou seja, desde surgimento do primeiro código da profissão, cada mudança, cada avanço, das necessidades de tal, conforme o contexto histórico e ideológico de seu momento histórico, até o penúltimocódigo (1986), anterior ao nosso código de ética, vigente hoje (1993).
Também apresentaremos de forma a pontuar, a realidade sócio-econômica, política e o Serviço Social da década, analisando cada código de ética em seu contexto, em sua realidade. Sob as dimensões que compõem a ética profissional do Serviço Social, sua prática, sua moralidade, sustentação filosófica, e sua expressão formal: O códigode ética.

Os Códigos de Ética

Código de Ética -1947

Conjuntura econômica do período.

Decadência econômica e social, desordem moral, desajuste familiar, propagação de doenças, mulheres no mercado de trabalho. Surge o termo “Deontologia” que significa a explanação no campo do projeto da profissão no contexto profissional. Pelo código de 1947.

“Deontologia” se manifesta no compromissomoral do agente em comparação ao benefício, sendo restrita e objetiva e fundamentada.

O Serviço Social na década.

O Serviço Social da época era uma atividade com o propósito de estabelecer por meio científicos e técnicos o bem estar da sociedade, consistia em propiciar recursos necessários à solução cristã para os problemas sociais.
Trabalhar no ajuste do indivíduo junto aos órgãoscompetentes e do poder religioso.
Observar o indivíduo com dignidade entendia-se que mesmo era o único responsável pela sua condição na sociedade.
Ação profissional dependia da estrutura da obra social, através de obras publicas interessadas em cumprir as leis e regulamentos.
Assumiam como problemas fundamentais assistência imediata relacionada à sobrevivência da população.
Os compromissos eramassumidos, respeitando a lei de Deus e os direitos naturais dos homens inspirados sempre em cumprir seus atos profissionais no bem estar comum e nos dispositivos da lei. Honrar o juramento diante do testamento de Deus. Respeitar todos que precisam dos benefícios do Serviço Social, na dignidade humana inspirado na caridade cristã para viver na sociedade.

Conjuntura Política.

Iniciadas porGetúlio Vargas instituição do capitalismo, poder burguês, abertura de postos, industrialização.
Governo Dutra redemocratizou o Brasil na ordem liberal, garantia de democracia.
- Avanço das liberdades individuais.
-Aliança liberal apóia a liderança de Getúlio Vargas.
Considerando a sociedade encontrava-se na bipolarização política “WelfareState” no âmbito social e a instauração do modelo econômicofordista.
Corrente filosóficas que o código está fundamentado, se inclui na religiosidade assistencialismo, tradicionalismo, conservadorismo, que funcionava na base da caridade, na época não existia o embasamento político filosófico critico da estrutura social para os profissionais- Assistentes Sociais atuarem.
Realizavam pela dinâmica de vida individual, ressaltava o caráter singular emoralizador.Com aspecto normativo conservador tinha vínculos no catolicismo, visando a profissão como algo homogêneo.

Legislação Profissional.

Não Havia legalidade na profissão, o objetivo era de orientação moral, por processos científicos e técnicos.O bem estar social, moral e a ética do individuo eram considerados como princípios e normas, abrangendo a importância da deontologia o compromissomoral do agente em relação ao indivíduo beneficiado objetivada e fundamentada pela adequação do mesmo com as normas morais.

Código de Ética de 1965
-Houveram muitas mudanças e transformações mundiais.
-A política externa independente havia o combate à inflação, restrição de créditos, congelamentos de salários, investimentos na exportação.
-As ciências sociais evoluíram proporcionando vários...
tracking img