Fundamentos HistóricoMetodológico do Serviço Social

2845 palavras 12 páginas
Resumo

O presente artigo vem de encontro às questões sociais nas áreas de atuação do profissional do Serviço Social. Encontros e desencontros entre filantropia, assistencialismo e caridade. Tratamos ainda sobre os problemas encontrados por este profissional no terceiro setor. Observamos e apontamos alguns avanços e entraves que o serviço social vem encontrando desde a regularização da profissão até os tempos atuais.

Palavras Chaves: Serviço Social, Filantropia, Assistencialismo, Atuação, Direito.

A assistência Social é uma politica publica que faz parte da “Seguridade Social”, está prevista na Constituição Federal de 1988 e regulamentada na Lei Orgânica da assistência Social. Assegura o direito de todo cidadão brasileiro que se encontra excluído do trabalho, da saúde, da previdência social, da educação, da possibilidade de alimentação e que é vitima de outras formas de exclusão social. O Serviço Social também é apresentado como agente de emancipação social que promove a cidadania, os direitos sociais e humanos, visando o ser social como aquele que requer transformações profundas nas relações sócio-econômicas atuais, e como isso se inicia pela garantia do exercício da cidadania, no seu conceito mais elementar, e da garantia dos direitos constitucionais.
De acordo com pesquisas realizadas o Serviço Social é de extrema importância devido ao crescimento da desigualdade social que atualmente assola o nosso País. Ainda vê-se claro que o Serviço Social está em alta levando em conta a precarização na qualidade dos atendimentos, seja ele na educação e Saúde e acima de tudo na qualidade de vida. Tem-se visto que o mundo está em grande mudança no sentido de valores humanos, ou seja, aparentemente não se valoriza o ser humano por ser parte integrante da sociedade, valoriza-se por ele ter algo a mais para contribuir no sentido financeiro. Hoje vemos que algumas instituições especificas tem contratado o profissional do Serviço Social, dentre estas instituições

Relacionados

  • História e teoria
    15009 palavras | 61 páginas
  • apostila de Universidade e Ci ncia
    46405 palavras | 186 páginas