Fundamentos historicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE SUPERVISIONADA FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Vygotsky defende a idéia de que a criança não é um adulto em miniatura, sendo assim todo sistema mental dacriança age de formas diferentes, remetendo o professor a entender o aluno como ele é e não da forma que nós vemos o mundo.
A formação docente deve ser de extrema importância para o estudo dasdiferentes abordagens sobre as teorias do desenvolvimento para que o processo de ensino-aprendizagem venha a responder ás necessidades do aluno/criança.
O pensamento do individuo, implica não só em mudançasde quantidade, mas de qualidade e a relação entre esse individuo e a sociedade é que determina o seu desenvolvimento.
Diante das teorias de Vygotsky, nós professores, devemos nos perguntar quais sãoos tipos de ambientes de aprendizagem são os mais adequados á favorecer o desenvolvimento da criança.
Para Vygotsky "a aprendizagem é o produto da ação dos adultos que fazem a mediação no processo deaprendizagem das crianças".
Se faz necessário o uso de ferramentas culturais e linguísticas nesse processo de mediação. Muito mais que um processo de assimilação e acomodação, é um processo deinternalização, na qual a criança domina e se apropria, Para ele, portanto, "desenvolvimento dos processos cognitivos superiores, é resultado de uma atividade mediada."
O processo de internalização podeser entendido como:
" (...) a reconstrução interna de uma operação externa, onde uma série de transformações se
processam: a) uma operação que inicialmente representa uma atividade externa éreconstruída e começa a ocorrer internamente.
b) um processo interpessoal é transformado num processo intrapessoal.
c) a transformação de um processo interpessoal num processo
intrapessoal é oresultado de uma
longa série de eventos ocorridos ao longo do desenvolvimento. "
O mediador ajuda a criança a alcançar um desenvolvimento que não conseguiu atingir sozinha, ou que não consegue atingir...
tracking img